quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Prefeitura e Senai Ceará realizam certificação do Programa Fortaleza + Futuro


A Prefeitura de Fortaleza e o Sistema FIEC realizaram, nesta terça-feira (20/12), a entrega de 581 certificados aos estudantes concludentes de diversos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“É com muita alegria que entregamos, hoje, quase 600 certificados. O Fortaleza + Futuro tem 11 eixos de atuação, formando profissionais em áreas como gastronomia, finanças, serviços gerais e design. Esse programa dá qualificação tanto presencial quanto digital, fomentando o empreendedorismo e avançando a economia de Fortaleza. Esse é um dos motivos de Fortaleza liderar o PIB e a criação de novos postos de trabalho no Norte-Nordeste”, destacou o prefeito José Sarto.

O secretário titular da SDE, Rodrigo Nogueira, pontuou que muitos alunos dos cursos do programa Fortaleza + Futuro já saem da formação com ofertas de emprego. Além disso, o secretário celebrou a parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sistema S.

“É maravilhoso entregar esses certificados, pois vemos o nosso trabalho chegando na ponta.São pessoas que estão mudando suas vidas, em diversos cursos, e que tem recebido seus primeiros certificados da vida e saindo já com emprego. Nós temos uma parceria forte com o Sistema S. Além dessa parceria com o Senai, com o programa Fortaleza + Futuro, promovemos com o Sebrae o Fortaleza Capacita, maior programa de capacitação do Brasil, e também temos parcerias de cursos com o Senac”, informou Nogueira.

André Montenegro, vice-presidente da Fiec, também celebrou o caráter social dos cursos e programas oferecidos em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. “É uma excelente parceria. O prefeito está oferecendo esperança para essas pessoas.Hoje em dia, cursos assim são pré-requisitos para obtenção de empregos e auxiliam as pessoas a empreender. É um trabalho muito bonito, que você sente a boa energia nos olhos das pessoas”

Ao todo, o Programa conta com 223 turmas em aulas presenciais nas três unidades do SENAI em Fortaleza, nos bairros Jacarecanga, Parangaba e Barra do Ceará, além de turmas na modalidade EAD (Ensino a Distância). O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar 6.265 estudantes, que terão acesso à qualificação profissional em onze eixos: Meio ambiente; gastronomia e produção de alimentos; produção cultural, design e vestuário; informação e comunicação - tecnologia da informação; infraestrutura e construção civil; energia renovável; refrigeração; manutenção em geral e gestão.

Norma Lopes ficou sabendo dos cursos pelo próprio Portal da Prefeitura de Fortaleza e já realizou três cursos: corte industrial, tecido plano e trabalho com malhas. Para Norma, o conhecimento adquirido é um incentivo para montar seu próprio negócio. “O curso muda tudo. Quando a gente está começando, fica com um pouquinho de medo. Além disso, eu sempre trabalhei na área administrativa, e quando se tem mais de 50 anos, as pessoas não querem contratar tanto. Por isso, eu fiz os cursos e comprei uma máquina de costura. Quero começar com pequenos reparos e fazer roupas, e depois avançar o negócio. Também quero conseguir uma vaga no curso de jeans oferecido pelo programa”.

Anderson Sousa celebrou a obtenção do certificado em técnico de manutenção de máquinas e destacou que o programa Fortaleza + Futuro é uma oportunidade gratuita e de fácil acesso. “Com a conclusão, já apareceram algumas oportunidades de emprego como auxiliar. Sendo gratuito, é uma chance de muitos fazerem, tanto aqueles que estão começando como os que já sabem alguma coisa”.

Os 41 cursos realizados pelo Senai Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos e vão possibilitar a formação da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O Programa Fortaleza + Futuro começou no dia 28 de março deste ano e já formou vários estudantes. Quem estiver interessado, mas ainda não se matriculou ainda pode garantir uma vaga em qualquer um dos cursos profissionalizantes com inscrições abertas em janeiro de 2023, que podem ser feitas no site Mais Futuro.