quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Prefeitura de Fortaleza reforça vacinação em cães e gatos no combate à raiva animal


Em continuidade à Campanha Antirrábica Animal 2022, a Prefeitura de Fortaleza reforça, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a importância da imunização dos cães e gatos contra a Raiva. A vacinação é a forma mais efetiva de evitar a transmissão da doença entre os bichinhos e também proteger a população.

A campanha termina na próxima sexta-feira (09/12), contemplando os animais de estimação a partir de 2 meses de idade, exceto aqueles que estiverem doentes. Os tutores devem adotar algumas medidas de segurança ao levar seu animal à vacinação: o cão deve estar devidamente com guia e coleira e, para animais bravos, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

Até esta segunda-feira (05/12), a Capital vacinou 310.351 animais, sendo 204.855 cães e 105.513 gatos. “A meta definida pelo Ministério da Saúde (MS) para os cães é de 80%, e estamos com 77,52%”, revela Atualpa Soares, gerente da célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos de Fortaleza. Após o encerramento da Campanha, as vacinas continuam sendo disponibilizadas nos locais de vacinação descritos abaixo.