sábado, 24 de dezembro de 2022

Prefeitura de Fortaleza entrega projeto Beira-Rio na Barra do Ceará


O prefeito José Sarto entregou, na manhã desta sexta-feira (23/12), o projeto Beira-Rio, que requalificou a orla da Barra do Ceará. O local, que já é famoso pelo belo pôr do sol com vista para a praia da Barra, recebeu diversas intervenções que irão proporcionar uma nova experiência para quem mora ou frequenta a região.

Sarto destacou os benefícios sociais e econômicos do projeto Beira-Rio, salientando que a Fortaleza já conta com 20 km de orla urbana requalificada. “É uma alegria muito grande inaugurar, como prefeito, este local que amo desde criança. Com essa obra, as pessoas terão acesso a quiosques comerciais padronizados, um paisagismo diferenciado e, nesse período de natal, terá também iluminação especial. Em toda a Fortaleza, já são 20 km de orla requalificada e que receberá mais projetos, mostrando que esta é a orla mais bonita, atraente e aconchegante do país”.

O Beira-Rio é responsável pela urbanização da Av. Radialista José Lima Verde, desde a Av. Ulisses Guimarães (ponte) até a Rua José Roberto Sales, com a pavimentação asfáltica da via e a construção de amplo calçadão contornando toda a orla e sendo integrado ao projeto Vila do Mar, no Pirambu. Pensando em oferecer mais opções de lazer e esportes na região, o projeto contemplou cerca de 33 mil metros quadrados de intervenção total, espaços para corridas e caminhadas, academia ao ar livre, além da instalação de duas quadras poliesportivas e três quadras de areia para esportes à beira-mar.

Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), também celebrou a entrega do projeto Beira-Rio e frisou o potencial turístico e ambiental do espaço.

“É uma verdadeira transformação na Barra do Ceará. Essa é uma área ambientalmente muito importante para a cidade e com grande potencial turístico, além de gerar emprego e renda para a comunidade. Essa era uma área toda irregularmente ocupada e que, com muita conversa e diálogo, entregamos novamente essa orla para o povo de Fortaleza e para os permissionários. Além do Beira-Rio, vamos também entregar a reforma da Vila do Mar e da Avenida Theberge para a Barra do Ceará e para o Grande Pirambu”, informou Samuel.

O local também recebeu nova iluminação, mobiliários urbanos, paisagismo e a construção de 10 boxes e 30 quiosques, totalizando 40 pontos comerciais que vão trazer melhores condições de trabalho para os comerciantes do bairro, com diversas opções gastronômicas para quem visita o novo espaço. A escolha dos permissionários foi realizada pela Secretaria Executiva Regional 1, dando prioridade a quem comprovasse residência nos bairros que compõem a Regional 1, incluindo a Barra do Ceará.

“É uma obra fundamental. Este é um momento ímpar, de muita grandeza. A importância que o prefeito Sarto tem dado a região é fundamental e é um marco para a história dessa comunidade e de toda a Fortaleza. É a transformação no turísmo, no corredor ambiental e, acima de tudo, oportunidades de lazer, renda e trabalho para a comunidade”, destacou Kamyla Castro, Secretária da Regional 1 de Fortaleza

Os novos permissionários receberam orientação da gestão municipal sobre as normas de atuação no equipamento público, assim como os contemplados, por meio de sorteio, com os dez boxes entregues ainda em abril deste ano. A Prefeitura ainda intercedeu junto à Enel para realizar a ligação de energia elétrica nos pontos de comércio.

"Na minha família, nós somos todos autônomos. Esse box ajuda na renda de todos. Eu me inscrevi para venda de refrigerantes e outros produtos do tipo, mas agora já penso em ampliar isso", afirma Cássia Camelo de Oliveira, uma das permissionárias dos boxes do Projeto Beira-Rio.


Ilma Mota, também permissionária, já trabalha há quase 50 anos e comentou sobre as mudanças da Barra do Ceará. “Quando eu cheguei aqui, a água vinha até o morro, a maré batia nas dunas. No início era tudo escuro e não tinha luz. As coisas foram melhorando aos poucos, mas, nunca antes teve uma reforma tão bonita. Não tenho nem palavras, minha vontade é de chorar, pois está muito bonito e estou muito agradecida”.

O mesmo comentou o permissionário Antônio Samuel, que mora e comercializa na Barra do Ceará há mais de três décadas. “É uma grande realização, todos já esperavam essa obra há muito tempo. Está muito bonito e agradável, além de ser confortável para os clientes”.

Atendendo ao pedido dos moradores e comerciantes, a praia passará a contar também com bicicletários, 31 vagas para estacionamento e posto de guarda-vidas.

O novo calçadão também recebeu o plantio de 180 árvores adultas ao longo do novo calçadão, com tamanhos que variam entre 3 e 6 metros de altura. A região recebeu o plantio de espécies como coqueiros, palmeiras, ipês e flamboyant.

Francisco Maia da Silva, o Seu Maia, é nascido e criado na Barra do Ceará. Para o aposentado, a obra deu nova vida ao espaço de lazer que ele sempre gostou. “Agora tem uma academia ao ar livre, que eu vou lá sempre. Também caminho por aqui e gosto da vista. Antes era muito escuro, agora, toda hora, os amigos me chamam para tomar uma cerveja aqui no calçadão, mas eu fico apenas no refrigerante”, contou aos risos.

A Prefeitura de Fortaleza está investindo em importantes projetos para a requalificação da orla em diversas praias da cidade. Ao todo, mais de 20 km de toda a orla da Capital já foi urbanizada com a construção de novo calçadão e equipamentos esportivos e de lazer. As intervenções correspondem às praias da Barra do Ceará, Pirambu (Vila do Mar), Leste-Oeste, Praia de Iracema, Beira-Mar (Meireles e Mucuripe), Titanzinho (Serviluz) e Praia do Futuro.