quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Prefeito José Sarto entrega requalificação do Posto de Saúde Vicentina Campos


O prefeito José Sarto entregou, nesta quarta-feira (07/12), a reforma do Posto de Saúde Vicentina Campos, localizado no bairro Parque Dois Irmãos. A unidade recebeu intervenções de qualificação e ampliação dos serviços. Como destacou Sarto, este já é o sétimo posto de saúde requalificado pela atual gestão.

“Este é o sétimo equipamento que entregamos para a população, novo e restaurado. Nós estamos fazendo esse trabalho para adequar as nossas unidades às novas normas técnicas da saúde. Aqui é, praticamente, uma unidade completamente nova. Além disso, o Vicentina Campos atende uma população de 12 mil usuários e, para atendê-los, contamos com quatro equipes médicas e dois consultórios odontológicos”, frisou o prefeito.

Na unidade foi realizada nova instalação elétrica e revisão hidrossanitária, reforço estrutural, coberta de cerâmica substituindo as telhas e troca de todo o madeiramento e revestimento das paredes. Também foi concluído reparo no piso industrial, instalação de louças, torneiras, ar-condicionado e porta de chumbo na sala de raio-X, calha pluvial, nova tubulação frigorífica e pintura geral. Além da requalificação da área externa com calçada, calçamento em pedra tosca, área de jardim, reforma das lixeiras, instalação de gradil, corrimão e piso podotátil para acessibilidade.

Como informou Ana Estela Leite, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o retorno da unidade foi bastante celebrado pela comunidade. “Sempre que uma unidade entra em obra, nós precisamos deslocar as equipes, e isso acaba dificultando um pouco para a população. Então, eles ficam muito felizes em saber que a unidade voltou e, agora, com muito mais qualidade. Além das obras infraestruturais, o posto também recebeu acessibilidade e novos espaços e salas. Com isso, tanto população quanto profissionais se sentem valorizados”, afirmou a secretária Municipal de Saúde.

Francisca de Lima, dona de casa de 56 anos, comentou que está muito contente com o retorno da unidade e que ela traz um alívio para a comunidade. “Estou muito feliz com o posto, pois é um carinho que a comunidade do Parque Dois Irmãos recebe, já que as outras unidades próximas estavam mais lotadas”. A amiga Maria Selma concordou, “Sou moradora da Comunidade da Rosalina e, por conta das reformas, os postos mais próximos estavam muito cheios. Com a reabertura desse aqui, sinto que vai dar um alívio, sem contar que ele está muito bonito e com equipamentos novos”.

O Posto de Saúde Vicentina Campos conta com quatro equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, ofertando consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, remédios na farmácia básica, prevenção ginecológica e acompanhamento dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A unidade assiste em torno de 12 mil pessoas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.