sábado, 31 de dezembro de 2022

População do bairro Curió, em Fortaleza, é contemplada com Complexo Mais Infância

A população do bairro Curió, em Fortaleza, e adjacências ganhou um novo espaço para atividades culturais, esportivas, lazer e capacitação profissional. Na tarde desta sexta-feira (30), o Governo do Ceará inaugurou o quarto Complexo Social Mais Infância. Com investimento de R$ 2,3 milhões, o equipamento vai beneficiar cerca de 39 mil pessoas de todas as faixas etárias que residem nas proximidades.

O complexo possui espaço acessível composto por recepção, biblioteca, administrativo e financeiro, almoxarifado, atendimento individual, salas dos professores, de robótica, informática, música, dança, capacitação em empreendedorismo, sala de teatro, sala multifuncional, brinquedopraça, academia ao ar livre, quadra poliesportiva e horta. São 4.415,48 m² disponíveis à população. Por mês, até 644 pessoas poderão participar das atividades ofertadas.

“É um equipamento de grande valia para a comunidade, os pais que querem um lugar bacana para trazer seus filhos no outro turno da escola. É um espaço de promoção das pessoas, por isso que a gente aposta nisso, investe e torce para que funcione muito bem e que a comunidade realmente dê nota dez para o que vai acontecer aqui de serviço”, reforçou a governadora Izolda Cela em sua última atividade, em Fortaleza, como chefe do Executivo estadual.

Idealizadora do Programa Mais Infância, quando ainda primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, falou da alegria de estar inaugurando mais um equipamento via programa pensado por ela e a relevância dele para a comunidade. “É uma honra estar no Curió completando 530 equipamentos entregues pelo Programa Mais Infância Ceará. O Complexo do Curió é um espaço que vai acolher todas as idades – crianças, adolescentes, adultos e idosos – com alimentação diária, atividade esportivas, balé, canto, violão, robótica, qualificação profissional. Então, é um momento de acolher melhor toda a população”, comentou Onélia.

Serviços ofertados

Moradora da região, a adolescente Maria Clara, 13 anos, estava ao lado de sua amiga fazendo apresentações circenses durante a inauguração. Apaixonada por dança desde a infância, a menina destacou que vai aproveitar bastante a oferta de serviços do equipamento, especialmente na área da dança. “Chamou a minha atenção a diversidade (de atividade) que ele (o Complexo) dá para a gente, mostra as culturas. Ele estimula o que a gente tem no cérebro e mostra o que a gente pode adquirir, o que a gente pode construir”, enfatizou Maria Clara.

Para crianças e adolescentes, o equipamento contará com oficinas de balé, dança contemporânea, karatê, capoeira, futebol, hip hop, violão, teatro e horto. Para crianças a partir de 10 anos, são oferecidas, ainda, aulas de Robótica. A formação tem duração de 60 horas/aulas.
Nas demais, poderão participar crianças a partir dos seis anos de idade. Para crianças abaixo disso, estarão disponíveis brinquedopraça e biblioteca. As oficinas e cursos serão contínuos e em ciclos de aproximadamente três meses de duração.

Dentre oficinas e cursos ofertados, podemos destacar Robótica Educacional Iniciante (10 a 14 anos) e Kids (7 a 9 anos), Inclusão Digital para Crianças (09 a 12 anos), Informática (a partir de 15 anos), Empreendedorismo Digital, Desenvolvimento de Sistemas da Informação, Inclusão Digital para Pessoas Idosas e cursos profissionalizantes de design de sobrancelhas e manicure e pedicure.