sábado, 31 de dezembro de 2022

Em último dia de agenda oficial, governadora Izolda Cela realiza uma série de entregas para o desenvolvimento de Sobral

Mais infraestrutura, esporte, lazer, cultura e educação para a população cearense. No último dia de agenda oficial do governo Izolda Cela, nesta sexta-feira (30), a governadora inaugurou uma série de equipamentos em sua cidade natal, Sobral: a internalização da rede de iluminação pública do Centro Histórico, a construção de um Centro de Educação Infantil e a inauguração da Escola de Belas Artes Raimundo Cela.

“Estar encerrando a agenda aqui em Sobral não podia ser mais especial para mim”, destacou Izolda Cela, que estava acompanhada de seus familiares. “Estou muito feliz por esses meses, esses dias tão intensos, que entregamos obras e serviços tão importantes para a população. Tudo isso é resultado de um planejamento e muito trabalho para servir à população”, completou.

Investimento na primeira infância

O CEI Guaracy Parente, localizado no bairro Dom Expedito, faz parte do convênio firmado entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral para a construção de seis unidades que teve investimento superior a R$ 1,8 milhão, com recursos estaduais e municipais. Ele é o quarto a ser entregue.

“Nós sempre iremos bater na mesma tecla: a de investir nas crianças. E esse nosso CEI abrigará até 204 crianças, de zero a cinco anos de idade”, pontuou o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. “Não há desenvolvimento com o povo deseducado, com criança fora da escola, com o jovem sem esperança com a escola. Então, precisamos garantir que esses alunos recebam dentro da escola uma educação que faça diferença para eles”, enfatizou o prefeito.

O novo equipamento dispõe de berçário, dormitório, fraldário, quatro salas de aula, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil. Também foram realizadas intervenções nas ruas do entorno para garantir a segurança viária para a chegada e saída das crianças.

Em sua fala, além de exaltar a estrutura do equipamento de educação, Izolda Cela falou diretamente aos profissionais da educação que compõe a equipe do local.

“A gente peleja muito para que eles sejam bonitos assim, equipados, ter tudo do bom e do melhor. No entanto, a mágica acontece aqui pela equipe educacional, acontece com os trabalhadores que aqui irão se dedicar. Os educadores que serão a substância da história, que vão se dedicar para prestar o melhor serviço para as crianças e suas famílias”, enfatizou a governadora.

A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). Com o CEI de Dom Expedito, em Sobral, o Ceará soma 109 Centros entregues à população por meio do Programa Mais Infância, no que se refere ao pilar Tempo de Aprender.

Escola de Belas Artes

Acompanhada de seus familiares, a governadora inaugurou a restauração do prédio onde funcionou a antiga Estação Ferroviária do município e agora passa a abrigar a Escola de Belas Artes Raimundo Cela.

O objetivo do equipamento é proporcionar a difusão do ensino pleno das artes à população.

“Temos em mente a importância de se resgatar um espaço como esse, dando a ele uma nova utilidade. Aqui era uma lugar onde antigamente grande parte da população passava para fazer a conexão ferroviária Sobral e Camocim. Hoje, as pessoas voltam para revisitar a história, mas agora por meio da cultura”, discursou o senador Cid Gomes.

A área do entorno também recebeu uma requalificação urbana, fazendo uma interligação com a área de feira que abrigará um terminal rodoviário regional e a uma estação do VLT. Este objeto proporcionará à população de Sobral, em especial a de mais baixa renda, o acesso ao ensino de arte de qualidade, além de revitalizar uma importante área do município.

A execução da obra compreendeu os serviços de restauração da antiga Estação Ferroviária convertida na Escola de Belas Artes Raimundo Cela, serviços de urbanização, drenagem da área de intervenção, terraplenagem, pavimentações, muro de arrimo, mureta e construções de equipamentos urbanísticos da área urbanizada, pavimentação em vias públicas e instalações elétricas, Areninha com vestiários, Pista de Skate e Quadra Poliesportiva.

Infraestrutura

Também foi inaugurada a 1ª etapa do projeto de internalização das instalações elétricas, de telefonia e de comunicações do Centro Histórico de Sobral, executado pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Essa primeira etapa de internalização das instalações elétricas vai embelezar Sobral mais ainda. E com essa retirada de fiação elétrica visível, vai valorizar ainda mais o nosso Centro Histórico”, pontuou a governadora.

Para o projeto foi realizada a substituição da rede aérea existente por uma nova rede de média e baixa tensão subterrânea, melhorando o aspecto visual e arquitetônico do Centro Histórico do município.

Balanço do governo

Com o encerramento das atividades oficiais, de entregas de serviços e equipamentos, como primeira mulher governadora do Ceará, Izolda Cela destacou o sentimento de “dever cumprido”.

“Hoje foi o último dia de agenda de governo, que tem sido muito intensa sob a minha responsabilidade. Porque o governo trabalhou muito para entregar aquilo que tínhamos nos comprometido. De fato, ninguém faz tudo, são muitos desafios, mas trabalhamos muito e estamos prestando contas com a cabeça erguida”, finalizou Izolda Cela.

Presentes

Também estiveram presentes no evento: o senador da República, Cid Gomes; o secretário das Cidades, Marcos Cals; o secretário do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro; o deputado estadual Leônidas Cristino e outras autoridades locai