segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Natal da Cufa leva alimentos e brinquedos a favelas de todo o País


A Central Única das Favelas (CUFA) está realizando mais uma edição do Natal da Cufa e pretende arrecadar 25 mil toneladas de alimentos para distribuí-los em mais de cinco mil favelas, em todos os estados do Brasil, além de brinquedos para as crianças. No Ceará, a expectativa é arrecadar 16 toneladas para atender moradores de 25 favelas, beneficiando aproximadamente duas mil famílias.  

O lançamento oficial da campanha no Ceará ocorrerá neste sábado (10), às 17h, na sede da Cufa, localizada na favela do Barroso II - Passaré. O evento contará com a presença do Papai Noel, que distribuirá doces para as crianças. “Mais uma vez vamos para a rua para ajudar a quem precisa, em uma data significativa. Infelizmente, nem todo mundo nesse Natal terá a garantia de uma mesa posta e bons presentes, por isso a Cufa realiza a sua campanha de Natal, a fim de fazer um ano mais digno para moradores de favela de todo o país”, falou Verônica Paiva, coordenadora nacional da campanha.

Para realizar ações por todo o território nacional, a organização espera contar com a parceria de grandes empresas, que estiveram também em outros projetos da Cufa, e também de doações da sociedade civil, para que todos possam ajudar a promover um Natal melhor para quem não tem recursos. Quem quiser colaborar pode fazer uma doação para https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cufa-ceara-solidaria.

“Nosso maior objetivo é levar comida e sorrisos para as pessoas que mais precisam, tornando esse período mágico que é o natal ainda mais especial”, fala Piqqueno, presidente da Cufa no Ceará. “Tenho certeza que vamos contar com o apoio da população e das empresas. Vamos juntos promover a alegria e a esperança nesse Natal”, finalizou. 

Sobre a Cufa

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (Cufa) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários, promovendo a integração e inclusão social. 

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete de Rua, e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do Mundo. 

Durante a pandemia do Covid-19, a Cufa utilizou sua capilaridade para conectar a favela e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Com o programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas e chips com internet gratuita por 6 meses, garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisavam migrar para as aulas online. Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a Cufa entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto já atendeu a mais de 6 milhões de pessoas.

Serviço

Lançamento oficial da Campanha de Natal da Cufa

Data: 10 de dezembro

Hora: 17h

Local: Sede da Cufa (Rua Regina de Fátima, travessa 02 - número 110 – Barroso II - Passaré)

Doações para campanha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cufa-ceara-solidaria