sábado, 31 de dezembro de 2022

O fim de Bolsonaro, a chegada de Lula e a vitória espetacular de Elmano marcaram o ano político


Na política, quando se prende um líder, se fabrica o mártir, uma vítima e a liderança se torna popularmente um perseguido político. A multidão fica ao seu lado. O ex-presidente Lula saiu da cadeia para ocupar o Palácio do Planalto e terá noites tranquilas de sono dormindo na mais ampla e cheia de mordomia mansão do Brasil, o confortável Palácio da Alvorada. A narrativa do ex-presidente Bolsonaro qualifica de ativismo político do STF a vitória de Lula, por considerar o petista um beneficiado pelo judiciário. 

Lula chega ao governo comprometido com o Ceará. Foi padrinho e bancou, ao lado de Camilo Santana, a candidatura ungida às pressas de Elmano de Freitas, que fez uma campanha vibrante, mobilizou a população e obteve uma vitória espetacular no primeiro turno, com o forte slogan: “O Ceará três vezes mais forte, com Lula, Camilo e Elmano”. 

Advogado de agricultores, de vítimas de trabalho escravo, de professores e de trabalhadores rurais, Elmano de Freitas conhece o serviço público. Foi secretário de Educação, deputado e dirigiu comissões técnicas. A classe política espera grandes resultados do seu governo pela sua ligação com Lula. O setor produtivo sinaliza para uma gestão que pode ser a melhor em termos de investimentos para o Ceará.