sábado, 10 de dezembro de 2022

Governo do Ceará implanta território do Copac no Residencial Miguel Arraes

Na manhã desta sexta-feira (9), a governadora Izolda Cela esteve no bairro Siqueira para entregar a terceira unidade do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) do Estado do Ceará. Durante a manhã de entrega, a comunidade também recebeu os serviços realizados pelo projeto Acolher, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Instalado no Residencial Miguel Arraes, o oitavo território Copac conta com cinco viaturas e 25 policiais militares que atuarão na comunidade com policiamento especializado em um policiamento que atua na prevenção focada, que une proteção social e segurança pública.

“O Copac não é só a ostensividade da presença da polícia, são diversas ações voltadas para construir esse processo de proximidade com as comunidades. Seja com as comunidades escolares, com os moradores, com as mulheres, que muitas estão sob medida protetivas. Então [temos tido] resultados promissores [com a implantação das bases]”, comentou a governadora Izolda Cela.

Estrategicamente instalados em territórios que precisam de mais atenção na área social, a ação começou no mês de agosto de 2022, e a unidade instalada no Residencial Miguel Arraes, no bairro Siqueira, em Fortaleza, soma-se ao trabalho já em funcionamento em Fortaleza (bairros Ancuri, Vicente Pinzon e Conjunto São Miguel), Caucaia, Sobral, Maranguape e Maracanaú.

“Dentro do conceito de policiamento comunitário, quanto melhor for a aproximação da população com a polícia da comunidade daquele local vai ser muito mais provável a comunidade contatar a polícia e colaborar com o nosso trabalho. Então, em locais que a base já foi instalada notamos que a relação de confiança se reforça”, enfatizou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron. “Eu sempre digo que a polícia ideal é a polícia que tem a confiança e respeito de todo cidadão”, completou.

Para ser implantado com 38 territórios iniciais no Ceará, o Comando recebeu um investimento inicial de R$ 3.323.528,61. Compõem a sua estrutura operacional 645 policiais militares e 56 viaturas.

De acordo com o secretário da SSPDS, o Copac tem início muito antes da instalação da base, quando os polícias ainda estão em preparação, pelos tipos de serviços que essas bases prestam. “Os integrantes do Copac são selecionados por demonstrar, ao longo de suas carreiras um perfil. Eles são selecionados , passam por um curso de preparação para essa nova forma de fazer policiamento de proximidade, e só depois integram uma das bases. Então é todo um trabalho em busca do resultado”, explicou.

“Os resultados [do Copac] são promissores. Já são identificados situações de mudança de números e eventos onde as bases estão implantadas, mas sabemos muito bem que não é passe de mágica. Isso é um processo que precisa se sedimentar bem, porque envolve um fortalecimento e em alguma medida até o resgate do crédito de confiança da comunidade nas forças de segurança. E, com isso, certamente teremos um retorno muito positivo, no enfrentamento da problemática da segurança pública”, pontuou a governadora.

Acolher

A SPS, que trabalha em parceria com o Copac para atender as necessidades sociais da comunidade onde a base está implantada, levou ao evento o Projeto Acolher, quando disponibilizou uma unidade móvel de Políticas sobre Drogas, que conta com equipe multi profissional, abordagens de campo e encaminhamentos à rede pública socioassistencial; o Caminhão do Cidadão, com emissão gratuita de documentos para quem não possui RG e CPF; além de serviços de atendimento psicossocial com a equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos.

“Estamos aqui, com o Projeto Acolher, porque temos esse trabalho sendo feito de forma integrada pelas secretarias. Porque segurança pública não se faz só com policiamento, mas se faz com ações sociais, educação, assistência, saúde e só assim poderemos mudar a realidade das nossas comunidades”, finalizou o secretário executivo da SPS, Paulo Guedes, que estava representando a secretária Onélia Santana.

Além dos serviços citados, também foram ofertados corte de cabelo, atividades lúdicas para crianças, através do Espaço Viva Gente; atendimento em saúde com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia; e cursos profissionalizantes, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social (COIS). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou da ação, com coleta de DNA, para localizar pessoas desaparecidas. Já a Defensoria Pública do Ceará prestou orientações e encaminhamentos sobre garantia de direitos.

Presentes

Também estiveram presentes no evento a Defensora Pública Geral do Ceará, Elizabeth Chagas; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira; e outras autoridades locais.