sábado, 31 de dezembro de 2022

Filho de Baturité é o novo governador do Ceará


Filho de Seu Odilon com a professora Elma de Freitas da Costa, Elmano de Freitas é casado com Lia Freitas e pai de quatro filhos: Victor, Gabriela, Aloísio e Maria Beatriz.

O próximo governador do Ceará, filho de Baturité, está na vida pública desde 1996, quando teve seu nome colocado na lista de candidatos a vereadores do município, pela primeira vez. Durante a trajetória, ele ocupou posto de vereador na Câmara Municipal, seu primeiro cargo eletivo, passou pela Assembleia Legislativa como deputado estadual e está a consolidar o maior desafio de sua carreira política: ocupar a principal cadeira do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e filiado ao PT, desde 1989, Elmano iniciou sua luta social com atuação nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Após isso, o governador trabalhou na defesa jurídica e política do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na condição de advogado, bem como na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), onde foi coordenador entre 2001 e 2009.

Em 2008, Elmano coordenou a campanha de reeleição de Luizianne Lins (PT) à Prefeitura de Fortaleza. No ano seguinte, a partir do segundo mandato da ex-prefeita no Executivo fortalezense, coordenou o Orçamento Participativo. Entre 2011 e 2012, também, assumiu o cargo de secretário Municipal da Educação. Candidato à Prefeitura de Fortaleza, em 2012, Elmano obteve quase 600 mil votos no segundo turno, porém, foi derrotado pelo candidato e ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Em 2013, foi eleito presidente do diretório do PT em Fortaleza, com 60,84% dos votos, assumindo o cargo em dezembro e ficando até 2017. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual, com mais de 44 mil votos, sendo reeleito em 2018, com 68.594 votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). 

Líder da bancada do PT na Assembleia e membro da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo do Ceará, o petista, em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza na chapa de Luizianne Lins, que recebeu 193.687 votos (15,06%) e terminou na terceira colocação. Em 2020, disputou a Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com a empresária Natécia Campos (PP) como vice, na coligação Caucaia com Coragem pra Mudar, e obteve 13.018 votos (7,69%), ficando em quarto lugar.

Em 2022, Elmano foi escolhido pelo PT para ser candidato ao Governo do Estado, em meio ao rompimento com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Ceará, resultante da não preferência à sucessão por sua filiada Izolda Cela, que havia assumido o cargo, após a renúncia do titular petista Camilo Santana, para que se candidatasse a senador, em detrimento do colega de partido Roberto Cláudio.

Recebendo a maioria dos votos em 178 cidades cearenses, o petista foi eleito, no 1º turno, governador do Ceará com um total de 2.808.300 votos, 54,02% dos votos válidos.