segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Dezembro Laranja: especialista da Rede Municipal alerta que prevenção é o melhor caminho para evitar câncer de pele


A médica dermatologista da Rede Municipal de Saúde, Louise Teixeira, afirma que alguns cuidados desde a infância podem prevenir o surgimento do câncer de pele, em especial, o Melanoma, lesão maligna grave. Por isso, durante o Dezembro Laranja, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele, a Prefeitura de Fortaleza alerta sobre os cuidados necessários para prevenir esta doença.

“Orientação, cuidados e acompanhamento podem evitar que uma pessoa desenvolva câncer de pele, em especial, as que possuem predisposição. Por isso, temos que ficar muito atentos às crianças, pois o Melanoma, um tipo agressivo de câncer, está relacionado à exposição solar na infância. Bebês a partir de 6 meses devem usar protetor solar próprio para a idade. Antes disso, deve-se ter muito cuidado com a exposição solar. Cuidar da criança é proteger o futuro adulto”, enfatiza a médica.

Ela destaca ainda que o uso do protetor solar deve fazer parte da rotina, sendo indispensável para a manutenção da saúde. “Do mesmo jeito que você toma banho e escova os dentes pela manhã, tem que aplicar o protetor solar no rosto e pescoço logo cedo. E se for ficar exposto ao sol diretamente, também aplicar nos braços. Pode ser usado, ainda, alguns auxiliares, como boné, chapéu, manguitos e blusa com proteção UV, mas tenha cuidado que elas possuem certa validade. E não esqueça de reaplicar o produto após as 11h, como uma espécie de reforço”, reforça Louise.

A dermatologista ressalta que os fortalezenses precisam ficar em alerta com o clima quente da Capital. Além do sol evidente, o mormaço também pode causar prejuízos para a pele. “É necessário se proteger não só quando o sol está visível, pois o mormaço também queima. Não existe filtro de radiação quando o céu está nublado, tem que realizar todo o protocolo de cuidados”. Ela explica que o uso de protetor solar não causa nenhum prejuízo na absorção dos raios solares que ativam a produção de vitamina D no nosso organismo.

Atendimentos na Rede Municipal

Louise orienta que os adultos devem buscar uma vez por ano o dermatologista, para avaliar os sinais. Já para as pessoas que têm maior chance geneticamente de desenvolver câncer de pele, a frequência é menor, com 4 ou 6 meses. “Temos que ficar em alerta com as feridas que não cicatrizam, coçam, crescem muito ou estão mudando de cor”, alerta.

Para ter acesso ao especialista, a população pode buscar os 116 postos de saúde para avaliação clínica. Após isso, o usuário é encaminhado para atendimento na Rede Especializada ou Contratualizada.

Somente em 2022, entre janeiro e outubro, 59.395 procedimentos dermatológicos foram realizados na Rede Municipal de Saúde, dentre eles, 35.174 consultas com especialista nesta área.

Crizantina Ramos, 55 anos, atendida semestralmente pela equipe de dermatologia da Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso, afirma que considera extremamente importante cuidar da pele, principalmente para prevenir complicações como câncer. Além disso, reconhece com bastante satisfação o atendimento da unidade que a acompanha.

“É necessário manter a hidratação, uso de protetor solar, acompanhamento médico e boa alimentação. Sou muito criteriosa com tudo isso. É muito importante cuidar da pele até pela nossa vaidade e autoestima, priorizo muito minha pele. O atendimento na Policlínica é excelente, já passei por várias especialidades aqui dentro. É perto do terminal e isso favorece muito os menos favorecidos. Fico muito satisfeita com esse trabalho da Prefeitura”, afirma.