terça-feira, 22 de novembro de 2022

Realizada no Ceará a primeira Cirurgia Intrarrenal Combinada Endoscópica (ECIRS) e a quinta no País, que acaba com cálculo renal complexo


O urologista cearense Jurandir Picanço foi em busca de tecnologia para aliviar o sofrimento dos pacientes que sofrem com cálculo renal complexo, um problema comum entre os brasileiros, que provoca dores e incômodos. 

Nesta segunda-feira, 21/11, foi realizado o quinto  procedimento dessa técnica com Super Mini Percutânea no Brasil e o primeiro realizado em Fortaleza, pelo médico urologista e sua equipe. 


Cirurgia Intrarrenal Combinada Endoscópica (ECIRS)

Procedimento

A cirurgia endoscópica combinada intrarrenal incorpora um domínio total da sala de operação. Esta técnica de endourologia explora uma abordagem anterógrada e retrógrada combinada do trato urinário superior, usando endoscópios rígidos e flexíveis, com os acessórios relacionados. O trabalho em equipe e sinérgico com o ECIRS fornece um procedimento seguro, eficiente e minimamente invasivo para o tratamento de todos os tipos de urolitíase. (Scoffone, et al., 2013).

Ao invés do corte, um pequeno orifício de rápida cicatrização é usado para acabar com o cálculo renal e garantir ao paciente uma vida normal.