terça-feira, 22 de novembro de 2022

Governador em exercício, Evandro Leitão cumpre agenda em Brasília sobre financiamentos para o futuro governo Elmano de Freitas


“Em Brasília, nesta terça-feira (22/11), onde cumpro agenda como governador em exercício, visitei o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao lado do senador eleito Camilo Santana, em articulação pela liberação de recurso para projeto de segurança hídrica para o Ceará, em etapas de liberação com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 100 milhões de Euros, a primeira firmada entre o Governo do Ceará e a Agência. 

Também nesta tarde, participei de reunião no escritório da AFD sobre o andamento da operação de crédito em questão, a ser firmada entre a Agência e o Governo do Estado do Ceará para o Programa de Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos no Sertão Central do Ceará (GESURH Sertão Central CE) tendo como garantidor a República Federativa do Brasil.

Fomos recepcionados pelo Diretor Adjunto da Agência, Léo Gaborit, e pelo Gerente de Projetos, Fernando Pacheco. Na oportunidade, fomos informados sobre as etapas a serem cumpridas com a aprovação da Carta-Consulta pela COFIEX (Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia) e a expectativa da Agência para a preparação do Programa.

O projeto Segurança e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos do Ceará (Segerh) totaliza 125 milhões de Euros em investimentos em uma das regiões mais secas de nosso estado, o Sertão Central. Tem o aporte financeiro de 25 milhões de Euros do Tesouro do Estado e será utilizado para construção de Macro Infraestrutura hídrica; investimentos locais de fortalecimento da segurança hídrica, energética e ambiental e de valorização produtiva da água, em comunidades e associações rurais; e planejamento integrado e governança visando o desenvolvimento rural sustentável e o uso racional dos recursos hídricos”, escreveu Evandro no seu Instagram.