quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Prefeito entrega 80 novas bikes do Bicicletar e inaugura mais uma estação para o público infantil


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), entregou, nesta quarta-feira (30), 80 novas bicicletas para compor o sistema de bikes compartilhadas da Cidade – o Bicicletar. Mais 80 chegarão até o fim de dezembro. Além disso, outros investimentos também foram anunciados, como a troca de 300 selins e a aquisição de 100 dispositivos esticadores de correntes. O pacote faz parte do plano de expansão do sistema, que conta também com a compra de 1 mil pneus da China com material mais resistente, previstos para chegar a Fortaleza no próximo ano.

O anúncio foi realizado pelo prefeito José Sarto, acompanhado pelo secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, titular da pasta responsável pela administração do Bicicletar.

"Hoje, temos registradas mais de 90 mil viagens por mês pelo Bicicletar. E, ano após ano, estamos quebrando recorde. É um sistema que contribui para a saúde física e mental do fortalezense, além de ser sustentável, porque não polui, e vem fazendo Fortaleza se destacar nacionalmente quando somado a toda a estrutura cicloviária da cidade, que vem avançando. Temos mais de 417 km de ciclovias e a meta é chegar aos 500 km até o fim da gestão", destacou o prefeito Sarto.

Com o mesmo modelo das bicicletas compartilhadas em uso, as 80 bikes adquiridas já começaram a ser distribuídas nas estações. Os novos equipamentos receberam protótipos de esticadores de corrente, desenvolvidos pela Serttel, empresa responsável pela manutenção das bikes, para evitar que os usuários precisem recolocar a corrente no lugar caso elas afrouxem. O dispositivo deve fazer isso automaticamente.

A chegada das bicicletas garante a disponibilização de mais de 1.200 bikes para a população de Fortaleza, gratuitamente ou a valores acessíveis. A expectativa é de que até fevereiro de 2023, o Bicicletar tenha uma injeção de 300 bicicletas novas ao todo.

“Estamos trabalhando constantemente para fortalecer cada vez mais esse modal de transporte saudável, não poluente e oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Fortaleza, que já é reconhecido no Brasil e no estrangeiro”, ressaltou o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa.

Durante o evento, também ocorreu a inauguração da 12ª estação do Mini Bicicletar, modelo exclusivo para as crianças. A nova estação está instalada na Beira-Mar, ao lado do Skate Park, na altura do Clube Náutico. Com isso, a Capital passa a ter estações do Mini Bicicletar nos seguintes locais: Praça das Flores; Pólo de Lazer da Sargento Hermínio; Lago Jacarey; Praça Luiza Távora; Aterrinho da Praia Iracema; Praça João XXIII; Praça Mauá; Praça do Polar; Pólo de Lazer do Conjunto Esperança; Praça do Parque Bisão; Cidade da Criança, e Beira-Mar.

Investimento

Componente importante de uma rede de mobilidade urbana em constante avanço, o Bicicletar é um dos projetos de maior sucesso da cidade de Fortaleza. Em mais um ano consecutivo, o sistema bateu recorde, com mais de 1 milhão de viagens realizadas entre janeiro e novembro de 2022.

A utilização das bicicletas compartilhadas já evitou a emissão de 2.253,02 toneladas/crédito de CO2 no meio ambiente, caso as viagens tivessem sido feitas por automóveis.

O sucesso do sistema também se traduz na quantidade de viagens registradas que, desde o início de sua operação, chegam a mais de 5,5 milhões, e no cadastro de usuários, que ultrapassam 374 mil. Este ano, o Bicicletar vem contabilizando uma média de 3.125 viagens diárias.

O investimento na malha cicloviária também é fator decisivo para a adesão às bikes compartilhadas. São 417,2 km de malha cicloviária em toda a Capital, contando com a assistência de equipamentos urbanos voltados para o bem-estar e a segurança dos ciclistas, como 957 paraciclos instalados em várias localidades, que são suportes para estacionamento de bicicletas, 18 parapés, suporte de pé e mão para ciclistas, além de cinco bicicletários distribuídos em terminais de ônibus.

O Bicicletar conta com 192 estações espalhadas por toda a Capital, além de 12 estações do Mini Bicicletar, exclusivo para crianças, e 16 estações do Bicicletar Corporativo, voltado para os servidores municipais.