quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Meio Ambiente: Caucaia recebe certificação Selo Município Verde


A política pública ambiental em Caucaia tem se fortalecido e fomentado grandes conquistas para o município. A mais recente foi o recebimento do Selo Município Verde, certificação concedida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) aos municípios do Ceará que desenvolvem ações protetivas em prol da preservação do meio ambiente. A entrega da placa e certificado aconteceu na manhã desta quarta-feira (09), no Parque Estadual Botânico, que fica em Caucaia.

A solenidade contou com a presença dos representantes dos 26 municípios que conquistaram a certificação. Na ocasião, Caucaia foi representada pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, que recebeu das mãos do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, a placa e certificado do Selo Município Verde.

O secretário da Sema, Artur Bruno, destacou os esforços da nova gestão e frisou a última conquista internacional alcançada pelo município. “Faço questão de parabenizar Caucaia por ser o único município a receber a certificação em todas as 14 edições do Selo Verde. Isso demonstra o compromisso da cidade com as políticas protetivas do meio ambiente. Inclusive, Caucaia está em destaque nas políticas ambientais por conta da praia do Cumbuco ser a única praia do Ceará a ter a certificação Bandeira Azul, um prêmio internacional que atesta os cuidados com a preservação e gestão ambiental. É uma honra para mim presenciar isso”, destacou o secretário.

A conquista de mais um Selo Verde para o município de Caucaia se deve à uma política ambiental mais forte que, investe em fiscalização, licenciamento, ações de educação ambiental nas escolas, gestão dos resíduos sólidos e saneamento, ações de limpeza de praias, cuidados com as Áreas de Preservação Ambiental (APAs) e um setor dedicado a uma ouvidoria sobre gestão ambiental.

"O município de Caucaia foi o único que recebeu o Selo Verde em todas as edições. Isso demonstra o compromisso com a manutenção da qualidade ambiental que a gente oferece para a população de Caucaia. Estamos trabalhando para que no próximo ano a gente consiga uma certificação ainda maior e já estamos com novos projetos e propostas para melhorar ainda mais a proteção ambiental da nossa cidade”, reforçou o presidente do IMAC, Leandro Araújo.

O gestor adiantou que muitas novidades em prol dos cuidados com meio ambiente já estão em andamento para o próximo ano. “Estamos fechando parcerias com instituições como Universidade Federal do Ceará (UFC) e Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) para desenvolver vários projetos como por exemplo: o sistema de reciclagem mais eficiente, criação de unidades de produção e pescado no mar com corais artificiais e projeto de produção de combustíveis com plástico. Nosso objetivo é a melhora contínua do nosso meio ambiente”, garantiu Leandro.

Selo Verde

O Programa Selo Município Verde (PSMV) é uma Certificação Ambiental pública, instituída pela Lei Estadual nº13.304/03, que premia os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente. O Selo tem três eixos temáticos: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; e o eixo Biodiversidade e Mudanças Climáticas. De acordo com a SEMA, para garantir a credibilidade e transparência do processo que atesta e confere a certificação ambiental, o PSMV conta com um Comitê Gestor, presidido e coordenado pela Sema.