quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Matéria do portal G1 mostra que maior aumento proporcional de votos para Lula ocorreu em Sobral, berço político de Ciro Gomes

Lula vota em SP; Bolsonaro vota no Rio — Foto: Celso Tavares/g1; Reuters

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o maior aumento proporcional de votos no segundo turno em Sobral, no Ceará. Na cidade que é berço político do ex-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), o petista passou de 66,6 mil votos no primeiro turno para 82,9 mil no segundo – alta de 24%. 

Com o aumento de mais de 3 milhões de votos entre o primeiro e o segundo turno, Lula apresentou crescimento do número de eleitores em 4.561 municípios. Já em 982 cidades o petista registrou queda no total de votos. 

A maior perda proporcional foi em Paracuúba, no Amapá. Lula foi de 1.660 votos, no primeiro turno, para 1.269, no segundo, uma queda de 24%. A segunda cidade com maior perda de votos foi em São Luiz, em Roraima (-23%). Não por acaso, as duas cidades ficam em estados que Jair Bolsonaro (PL) foi vencedor. Lula tinha vencido no Amapá no primeiro turno, mas o estado virou na segunda fase da disputa. 

O comparativo da votação de Lula mostra ainda que, em 27 cidades, o petista teve a mesma votação do primeiro turno. Foi o caso de Itaguaçu, no Espírito Santo. O petista recebeu 3.701 votos no primeiro turno e voltou a repetir o mesmo desempenho no segundo turno. Em Itaguaçu, Bolsonaro teve 4.287 votos no primeiro turno, enquanto Simone Tebet (MDB), 394. No segundo turno, o candidato do PL ampliou a votação para 4.824 votos, aumento de 12,5% (537). 

Outra cidade em que Lula teve o mesmo desempenho do primeiro turno foi Traipu, em Alagoas (9.934 votos). Bolsonaro, que havia recebido 2.204 votos, conseguiu ampliar para 2.371. A soma mostra que ele recebeu poucos votos de Simone Tebet, que havia sido escolhida por 525 eleitores do município. 

O maior aumento total de votos de Lula ocorreu em São Paulo, onde recebeu 401.409 a mais que no primeiro turno. Logo depois, o Rio de Janeiro, com ganho de 165.674 votos. 

Votação de Bolsonaro cresceu em mais de cinco mil cidades

A análise dos dados eleitorais mostra variações mais altas para o candidato do PL. Bolsonaro registrou aumento de 64% da sua votação em Caldeirão Grande, na Bahia. Embora tenha perdido no município, o candidato do PL passou de 1.164 votos no primeiro turno para 1.915 na segunda etapa da disputa. A segunda maior variação de votos para Bolsonaro foi em São José de Princesa, na Paraíba (62%). 

O aumento de mais de 7 milhões de votos para o candidato do PL no segundo turno se explica pela quantidade de municípios que ele apresentou variação positiva da votação entre os dois turnos. Em 5.476 cidades, Bolsonaro registrou aumento de votação. Em apenas duas, a soma dos votos foi igual à do primeiro turno: Olha D´Água Grande, em Alagoas, e Araguanã, em Tocantins. 

Em apenas 92 municípios, o candidato à reeleição apresentou queda no número de votos entre os dois turnos. A maior variação negativa foi em Cutias, no Amapá (-15,4%), seguido de Lizarda, no Tocantins (-14,7%). 

Em termos absolutos, o maior crescimento de Bolsonaro foi em São Paulo, onde teve 572.891 votos a mais que no primeiro turno. Em seguida, o Rio de Janeiro, onde ganhou 233.432.