quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Gestão inoperante: longas filas para marcação de exames em Juazeiro do Norte

Pacientes do Sistema Único de Saúde lotaram a Central de Marcação de Exames de Juazeiro do Norte, no início da manhã desta quarta-feira, 30, em busca de marcação de exames e consultas.

As pessoas se aglomeraram do lado de fora da unidade. esperando as portas abrirem para buscar atendimento. Elas afirmam que muitos madrugaram para poder conseguir uma senha para marcar os procedimentos de saúde. Além de vários dias de espera pelo atendimento, que tem data agendada para o final do mês, nem todos conseguem consultas com especialistas ou marcar todos os exames. 

Segundo nota da Prefeitura de Juazeiro do Norte: "A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde, inicia a descentralização para desafogar filas na Central de Marcações e Regulação municipal. O atendimento é para a população que busca agendamento de exames e consultas com especialistas, bem como para entrega de boletos, após agendamentos feitos por ligações e mensagens.

Francinaide Dias, coordenadora da Central de Marcações, explica que o atendimento continua de 7h às 17h30min. Os portões abrem às 6h e as senhas são entregues às 06h30min. Ela acrescenta que o atendimento é contínuo, não fecha para o almoço."

O problema das longas filas não é de hoje, a atual gestão da prefeitura parece não saber lidar com o problema. Em tempos de avanços tecnológicos, a população ainda precisa chegar na madrugada para pegar a fila para que talvez consiga uma senha para ter um agendamento de exame ou consulta. Juazeiro retrocedeu no tempo.