quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Potencial do mercado de energia é pauta para a nova edição do Trend Experience, em Fortaleza


O novo Trends Experience abre o mês de dezembro reunindo, na próxima quinta-feira, um grupo seleto de playersde mercado, interessados em um dos temas mais relevantes da economia global: a produção de energia limpa.

Desenvolvido pela TrendsCE, o evento chega à 4ª ediçãoapresentando o tema Tendências energéticas para 2023: desafios e oportunidades. A ideia é que o público presente debata os próximos passos do mercado energético, no Brasil e no mundo, identificando possibilidades de negócios oferecidos pelo setor, com destaque para energia renovável, dentre elas a solar e hidrogênio verde.

Negócios e network

A palestra principal da noite vai ser conduzida pelo diretor-presidente da PSR e ex-presidente da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), do Ministério de Minas e Energia, Luiz Augusto Barroso.

“Vamos debater sobre a produção de energia com foco nas oportunidades que o nosso país oferece, além da transição energética, investimentos, redução de custos no setor e, principalmente, o cenário das energias para 2023”, define Barroso.

Trends Experience é considerado o maior evento corporativo multissetorial do Nordeste, atraindo, tradicionalmente, um público formado por investidores, executivos, empresários e gestores C-levels de vários mercados.

SERVIÇO

4ª Edição Trends Experience
1º de dezembro de 2022 | 18 horas
Vasto Restaurante
Fortaleza, Ceará
 
Conheça o palestrante Luiz Augusto Barroso 

Luiz Barroso é Presidente da PSR. Também é pesquisador associado da Universidade de Comillas, em Madrid, e presidente do Painel E+ Transição Energética. Foi presidente da EPE e visitante na Agência Internacional de Energia. Possui experiência de mercado e acadêmica em planejamento, operação, regulação e gestão de riscos em mercados de energia e gás em mais de 30 países. É graduado e possui doutorado em matemática aplicada pela COPPE-UFRJ.
 
Energia, abrangência global e regional

O mercado de energia é uma das pautas mais recorrentes nas editorias dos principais veículos de comunicação, em todo o mundo. O assunto é estratégico para todas as nações, atravessando diversas áreas da sociedade, da economia aos hábitos de consumo, passando pela defesa e inovações tecnológicas.

Nos últimos anos, a energia originada de fontes renováveis como o sol, vento e marés, ganham força, investimentos e defensores, diante do impacto reduzido que causa ao meio ambiente e dos baixos níveis de poluição e resíduos. Termos como ESG e descarbonização foram popularizados, recebendo cada vez mais atenção e recursos. A neutralidade de carbono, por exemplo, deve receber investimentos entre US$ 44,8 trilhões a US$ 47,3 trilhões até 2050, de acordo com relatório da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa.

No Ceará, processos de descarbonização ganham cada vez mais espaço com a possibilidade de empresas comprarem energia de fontes renováveis. Usinas fotovoltaicas erguidas no interior, como nas das cidade de Quixeré e Jaguaruana (projeto para 2023), ambas projetadas pelo Grupo KromaEnergia, devem democratizar ainda mais a neutralização de carbono, no estado.