quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati investe em talentos locais e diferentes linguagens artísticas


Consagrado por revelar novos talentos, tanto chefs quanto músicos, o Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati aumenta a aposta nos artistas locais na sua quinta edição, entre os dias 11 e 13 de novembro. A maior parte das 49 apresentações artísticas é oriunda de Aracati.

E como revelar novos talentos sempre foi uma das principais missões do festival, nesta edição serão 16 novos nomes que nunca se apresentaram em eventos públicos do município. São bandas, duplas e cantores que apostam nos mais variados gêneros: rock, jazz, reggae, reggaeton, forró, sertanejo, pagode, piseiro, música instrumental e djs. 

Ao todo, serão 48 apresentações musicais em nove palcos distribuídos ao longo da charmosa Rua Grande, conhecida pelos seus casarões tombados, e pela Praça Doutor Leite, mais três lounges e Arena Infantil. Todos os espaços com programação permanente, entre 18h e 22h, além dos shows no palco principal (Elba Ramalho, Marcos Lessa, Superbanda, Os Alfazemas, Banda Jacques Klein e Aldynha Vox) e afters no Aracaty Clube. 

A programação conta ainda com cortejo, coral, dança e muita música instrumental garantida pela Banda Municipal Jacques Klein. Outras linguagens artísticas serão prestigiadas com exposições no Espaço das Artes, uma galeria instalada no casarão do Barão de Messejana. 

No casarão construído em meados do século XIX e recuperado pela Prefeitura Municipal do Aracati em 2019, funcionarão seis exposições realizadas pelo Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ, com o apoio da Unijaguaribe Centro Universitário. A curadoria é da artista Nathalie Nicolas.


Exposições
 

O salão principal do Espaço das Artes vai abrigar a exposição Barro Vivo, elaborada por escultores da praia de Majorlândia, composta por mosaicos de folhas de argila, emulando formas da natureza. 

Na Galeria Lateral, outro painel, com cores e formas que remetem às artes de garrafas com areia colorida, criado artistas como Jorge Braga,  Mestre Hélio Santos, Célio Sousa, Demeilson Ferreira, Mestre LuIz Antônio, entre outros. Já a mostra Aracati Doce Mel  terá sabores literais ambientados no Espaço das Artes, com uma proposta cenográfica, instagramável, pela Doce Mel, marca da terra.

O andar superior contará com uma homenagem ao Mestre Hélio Santos e seus Bonecos Gigantes no foyer, salão e sacada; além de projeções de cenas do carnaval de Aracati no teto. Para compor a mostra, foram convidados os artistas estrangeiros radicados no Aracati: Neil Preece e Anne Brunet. 

Mostra audiovisual

O sótão do Espaço das Artes vai abrigar mostra com nove filmes do cineasta Marcio Del Picchia, que reside em Canoa Quebrada. O equipamento vai receber também, durante o festival, lounge, restaurante e floricultura. 

10 mil pessoas

A expectativa da Prefeitura do Aracati e do Sebrae, que promovem o 5º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, é receber cerca de 10 mil visitantes por noite. O público vai conferir, além dos shows, mais de 70 espaços gastronômicos comercializando os mais variados tipos de alimentos. 

Também terá o Espaço do Artesanato, com expositores de diferentes tipologias de artesanato típicas de Aracati, como labirinto, palha, arte em madeira, areia colorida, entre outros; e uma área voltada para comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Os empreendedores também passam por um ciclo de capacitações promovidos pelo Sebrae.  

Serão 50 estandes na rua – docerias, restaurantes, bares e lanchonetes – e empreendimentos de Aracati, de Fortaleza e da região da Rota das Falésias instalados em casarões da Rua Grande. 

Também serão promovidas oficinas abertas ao público com chefs renomados, como Marie Anne Bouer (Le Marché, de Fortaleza), Léo Gondim e Luciano Ferreira.

SERVIÇO

5º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati

Quando: 11 a 13 de novembro de 2022

Onde: Rua Grande (Coronel Alexanzito), Centro Histórico do Aracati

Shows de Elba Ramalho, Marcos Lessa, Superbanda, Os Alfazemas, Banda Jacques Klein e Aldynha Vox, entre outros.

Gratuito.