terça-feira, 29 de novembro de 2022

Cid, Roberto Cláudio, Sarto e André Figueiredo se reúnem e PDT pauta reciprocidade para conversar com Elmano


A comissão do PDT constituída pelo presidente nacional do partido Carlos Lupi para discutir a relação com o PT se reuniu pela prtimeira vez.  

Foi um encontro tenso no início, com palavras duras, comentam pessoas próximas aos caciques do partido. O importante é que houve a primeira conversa. 

Uma das pautas do encontro foi uma sugestão apresentada pelo rebelde Ivo Gomes, prefeito de Sobral. Ele sugeriu uma pauta: o que o PDT pode fazer e o que o PT pretende, em uma formalização de parceria. Ivo, Cid, Cirilo Pimenta, prefeito de Quixeramobim, e Maurição, prefeito de Senador Pompeu, se reuniram antes. 

Algo ficará acertado, essa é a tese. O PDT quer criar algo como regra de reciprocidade. Ou seja, o PT tem o governo, o PDT fica com o patrimônio de prefeitos, principalmente a Prefeitura de Fortaleza, deputados e vereadores. Com a eleição de Elmano, o PT terá 12 anos de poder, o mesmo tempo do PDT na gestão de Fortaleza. No confronto direto, os pedetistas venceram três vezes nas urnas o PT e, no campo estadual, os petistas impuseram a primeira derrota ao PDT. A continuidade da parceria dependerá dessa reciprocidade. O governador Elmano e o senador Camilo terão a palavra final. 

No momento, o PDT não recebeu qualquer convite  para conversar com o PT ou com o governador eleito Elmano de Freitas. O PDT tem 13 votos na Assembleia e 70 prefeitos.