sábado, 1 de outubro de 2022

Pesquisa Ipec Ceará: nos votos válidos, Elmano tem 44%; Capitão Wagner 37%; Roberto Cláudio, 18%


A quarta rodada da pesquisa Ipec para a disputa do Governo do Ceará indica a liderança de Elmano de Freitas (PT) nos votos válidos – quando são excluídos os votos brancos, nulos e eleitores que se declaram indecisos. Em segundo lugar, aparece Capitão Wagner (União). Roberto Cláudio (PDT) fica em terceiro lugar.

Os dados, divulgados neste sábado (1º), véspera da eleição, apontam Elmano com 44% das intenções de votos válidos. Wagner aparece em seguida, com 37%. Roberto Cláudio é apontado por 18% dos entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.  O nível de confiabilidade é de 95%.

Nesta última rodada da pesquisa, o Diário do Nordeste divulga os votos válidos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para calcular o resultado oficial da eleição. Para um candidato vencer já no primeiro turno ele precisa atingir 50% dos votos válidos mais um voto. 

O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, com eleitores votantes no Estado do Ceará. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos. 

Os candidatos Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não pontuaram.  

SE A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DO CEARÁ FOSSE HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESTES, EM QUEM O(A) SR.(A) VOTARIA? (VOTOS VÁLIDOS):     

Elmano Freitas (PT): 44%  

Capitão Wagner (União): 37%

Roberto Cláudio (PDT): 18%

Chico Malta (PCB): 0%

Zé Batista (PSTU): 0%

Serley Leal (UP): 0% 

O cálculo dos votos válidos exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. 

RODADAS ANTERIORES VOTOS VÁLIDOS

Na primeira pesquisa Ipec para o Governo do Estado, divulgada em 1º de setembro, Elmano de Freitas tinha 23% dos votos válidos. Capitão Wagner somava 40%. Roberto Cláudio era apontado por 35% dos entrevistados. 

Já a segunda rodada, publicada em 9 de setembro, apontava Elmano com 27% das intenções de votos válidos. Capitão Wagner tinha 44%. Roberto Cláudio aparecia com 27%. 

Na terceira rodada, divulgada em 22 de setembro, Elmano assumiu numericamente a liderança, com 36% das intenções de votos válidos. Empatado tecnicamente com o petista, Capitão Wagner aparecia em segundo lugar, com 35%. Roberto Cláudio tinha 27%.  

Zé Batista e Chico Malta apareceram com 1% das intenções de votos válidos nas três rodadas. Serley Leal também não pontuou.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-07303/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-09689/2022. O nível de confiança estimado é de 95%. Ao todo, foram ouvidos 1.200 eleitores, de forma presencial, de 54 municípios cearenses. 

PESQUISA ESTIMULADA 

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos eleitores a lista de candidatos que disputam o pleito, Elmano de Freitas lidera a disputa, com 40% das intenções de votos totais. Capitão Wagner aparece em seguida, com 33%, já Roberto Cláudio tem 17%. 

Os candidatos Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não pontuaram. Brancos e nulos representam 4% dos entrevistados. Outros 5% disseram não saber ou não responderam à pesquisa. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%. 

RODADAS ANTERIORES DA PESQUISA IPEC ESTIMULADA 

A primeira pesquisa Ipec para o Governo do Estado foi divulgada no dia 1º de setembro. Nela, Capitão Wagner e Roberto Cláudio estavam tecnicamente empatados. O candidato do União Brasil estava numericamente à frente, com 32% das intenções de votos, Roberto Cláudio tinha 28% e Elmano de Freitas era apontado por 19% dos entrevistados. 

À época, Zé Batista tinha 1% das intenções de votos. Chico Malta e Serley Leal  não pontuaram. Brancos e nulos representavam 10% dos entrevistados. Outros 10% diziam não saber ou preferiram não responder à pesquisa.    

Já a segunda rodada da pesquisa Ipec foi divulgada no último dia 9 de setembro. Nela, Wagner aparecia na liderança isolada, com 35% das intenções de votos. Elmano aparecia em seguida, com 22%. Roberto Cláudio era apontado por 21% dos entrevistados, em situação de empate técnico com o adversário do PT.  

Zé Batista e Chico Malta tinham 1%. Serley Leal não pontuou. Brancos e nulos representavam 9%, outros 12% diziam não saber ou não responderam à pesquisa. 

Na terceira rodada, divulgada em 22 de setembro, Elmano assumiu numericamente a liderança, com 30% das intenções de voto. Empatado tecnicamente com o petista, Capitão Wagner apareceu em segundo lugar, com 29%. Roberto Cláudio tinha 22%.  

Zé Batista e Chico Malta tinham 1%. Serley Leal não pontuou. Brancos e nulos representavam 9%. Outros 8% disseram não saber ou não responderam.

REJEIÇÃO  

Os entrevistados também responderam sobre quais candidatos “não votariam de jeito nenhum”. Nesse quesito, o candidato Capitão Wagner aparece com 33% de rejeição. Em seguida, vem Elmano de Freitas, com 20%.   

Com 17% de rejeição, aparece Zé Batista (PSTU). Em seguida, Chico Malta (PCB), com 15%, e Roberto Cláudio, com 14%. Serley Leal tem 9%. Há ainda 3% que dizem poder votar em todos. Não sabem ou preferem não opinar correspondem a 18% dos entrevistados. 

Na primeira rodada da pesquisa, Capitão Wagner tinha 29% de rejeição. Em seguida, apareciam Roberto Cláudio e Zé Batista, ambos com 18%. Com 16% de rejeição, vinham, em seguida, Elmano de Freitas e Chico Malta. Dos entrevistados, 11% diziam que não votariam em Serley Leal "de jeito nenhum". Havia ainda 7% que diziam poder votar em todos. Outros 23% não souberam ou preferiram não opinar.  

Na segunda rodada, Wagner apareceu com 29% de rejeição. Elmano e Zé Batista tinham 17%. Com 16% de rejeição, aparecia Roberto Cláudio. Em seguida, Chico Malta, com 15%, e Serley Leal, com 8%. Havia ainda 4% dos eleitores dizendo que podiam votar em todos os candidatos. Não sabiam ou preferiam não opinar representavam 21% dos entrevistados.  

Na terceira rodada, Wagner aparecia com 35% de rejeição. Em seguida, Zé Batista, com 18%. Com 17% de rejeição, aparecia Elmano de Freitas. Roberto Cláudio somava 16% e Chico Malta tinha 15%. Serley Leal apareceria em seguia com 11%. Havia ainda 4% que consideravam a possibilidade de votar em todos. Não souberam ou preferiram não opinar correspondiam a 18% dos entrevistados. 

Os participantes das pesquisas podem citar mais de um candidato, portanto os resultados somam mais de 100%.