quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Novo batalhão do CPRaio reforça segurança na área da Grande Messejana

O Governo do Ceará segue investindo para aumentar a segurança dos cearenses. Foi entregue, nesta quarta-feira (19), através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a 69ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). O objetivo é a descentralizar as ações do Comando e dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Com a nova unidade, 42 bairros da Grande Messejana, em Fortaleza, terão o policiamento ostensivo ampliado.

A governadora Izolda Cela esteve presente na inauguração, ao lado do secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, do comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira, entre outras autoridades. A nova base do Raio em Fortaleza será comandada pelo capitão Vítor Pereira.

“Esta base aqui em Fortaleza cumprirá o objetivo de descentralizar as operações na Capital, facilitando o deslocamento das equipes para uma determinada área da cidade. Fortaleza é uma cidade muito grande, e a partir dos planejamentos internos, já existe a possibilidade de outras bases, inclusive. Estimo que a base de Messejana atenda bem a população, e que sigamos buscando sempre a melhoria da segurança pública do Estado Ceará”, ressaltou a governadora.

A política de expansão do maior comando sobre duas rodas do país começou em 2015. Atualmente, além de duas na Capital, são 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 53 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.882 policiais militares atuando em 68 municípios, que cobrem praticamente 70% da população cearense. Os policiais contam com auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas. Outra estratégia de segurança pública que está em plena expansão é a interiorização das centrais de videomonitoramento. Até o momento, são 67 em todo o Estado, com 3.809 câmeras no total.

Para o titular da SSPDS, as estatísticas com base em dados de inteligência já devem mostrar nos próximos meses a queda de índices de crimes violentos. “Instalamos uma segunda base em Fortaleza, pois as estatísticas apontam que há uma necessidade de um reforço nas ações de policiamento nesse bairro e região. Com essa nova estrutura e policiais, vamos diminuir o tempo de resposta das ocorrências, para continuarmos dando mais segurança para a população”, apontou Sandro Caron.

Raiano com orgulho

Para o primeiro sargento Guilherme Santos, ser um raiano é um orgulho. “Existe um respeito muito grande na corporação, um orgulho em ser um raiano há 15 anos, e 19 anos de Polícia Militar. Acredito que cumprimos bem nosso papel de diminuir a violência no Ceará, de dar respostas mais rápidas, e com as motos chegar onde a viatura não chega. Somos campeões de apreensão de armas, e isso faz uma grande diferença nas ruas. Agora estamos na base de Messejana para dar mais segurança e atender bem a região”, garantiu o raiano.

“Em nome da Polícia Militar, agradeço a nossa governadora por ter aceitado e proporcionado essa ideia de melhorar de forma contínua a nossa segurança. E entregar a base de número 69 do Raio, que vai atender até 42 bairros, demonstra o seu compromisso com a segurança, com ações mais efetivas para a população”, disse o coronel Márcio Oliveira.

Expansão e formação

Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas.

A formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Presentes

Estiveram presentes o comandante do CPRaio, coronel Kilderlan; diretor-geral da Aesp, coronel Clairton; comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Zélio; delegado geral adjunto da Polícia Civil, Márcio Gutierrez; perito geral da Pefoce, Júlio Torres, respondendo pelo Comando da cavalaria da Polícia Militar, e o tenente coronel Davi Nóbrega.