terça-feira, 11 de outubro de 2022

Folheto de política da literatura de cordel é tema de livro a ser lançado na Biblioteca do Estado


O livro Política e Literatura de Cordel - o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica (RDS, 2022, 352 p.), do jornalista e pesquisador Alberto Perdigão, será lançado, nesta quinta-feira (13), às 18 horas, com um recital de poesias-reportagens. A obra é uma coletânea de 12 artigos que resultaram de uma pesquisa inédita sobre o folheto de temas políticos, realizada entre 2016 e 2021. O livro e o autor serão apresentados pelo poeta-repórter Otávio Menezes. O prefácio é da médica e cordelista eleita presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Paola Torres.

Dois dos capítulos analisam a narrativa de oito folhetos de autores nordestinos, publicados no Ceará, durante o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff - “Golpe ou impeachment?'', indaga o autor na capa do livro. Os autores da amostra são Otávio Menezes, Guaipuan Vieira, Gerardo Pardal e Chico Fábio, de Fortaleza; Abraão Batista e Hamurábi Batista, de Juazeiro do Norte; Nezite Alencar, do Crato; e Mestre Bule-Bule, de Camaçari (BA). O livro traz ainda a íntegra das poesias analisadas e o rol de mais de 600 títulos colecionados por Perdigão, durante a pesquisa.

Informação com rima e métrica

“São mistos de notícia e de editorial perfeitos na rima e na métrica, e impecável do ponto de vista da narrativa jornalísitica”, afirma o autor. Os artigos foram publicados em anais de congressos e em revistas científicas. “É um livro para quem gosta de política e de jornalismo, de comunicação popular e de literatura de cordel, e que reivindica um lugar para o folheto de política na academia”, completa. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa: Joseph Luyten, falecido em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021).

O autor

Alberto Perdigão nasceu em Fortaleza, é jornalista, mestre em políticas públicas e sociedade, e pesquisa sobre o folheto informativo da literatura de cordel, com ênfase no tema política. Atua como editor, apresentador e repórter em programas de jornalismo popular, e como professor de comunicação comunitária e alternativa, na Universidade de Fortaleza. É autor dos livros Comunicação Pública e TV Digital (EdUece, 2010 - dissertação de mestrado), Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 2014 - artigos jornalísticos) e Únicos (Editora Radiadora, 2021 - poesias).

Venda antecipada

A pesquisa e a impressão de Política e Literatura de Cordel não tiveram financiamento de bolsa ou edital. O autor colocou a obra na plataforma de financiamento coletivo abacashi.com. Contribuições de R$ 60,00 são compensadas com um exemplar entregue sem taxa em qualquer lugar do país. Para cada novo exemplar incluído, o colaborador recebe grátis uma xilogravura do poeta e xilógrafo Hamurábi Batista, de Juazeiro do Norte (CE). A plataforma pode ser acessada em: https://abacashi.com/p/politicaliteraturacordel.

Ficha

Formato: 15cm x 21cm.

Miolo: 352 páginas.

Capa: Rafael Limaverde.

Ilustração da capa: Hamurábi Batista

Diagramação: Etevaldo Meneses 

Impressão: RDS Gráfica e Editora

Papel: Pólen 80 gramas

ISBN: 978-65-88668-36-8

Contato com o autor

Telefone/WhatsApp - (85) 99988.8638.