quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Sinduscon-CE é homenageado na Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta terça-feira (13/09), sessão solene em celebração aos 80 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), entidade de classe fundada em 14 de outubro de 1942 que representa o setor patronal da construção civil no Estado.

De acordo com o deputado Carlos Matos (União Brasil), um dos requerentes da solenidade, o evento reconhece a importância do setor da construção civil. “O Sinduscon é uma referência para o sindicalismo no País, congregando quase 500 empresas”, comentou. Na avaliação dele, completar 80 anos de fundação mostra a maturidade e consolidação dessa instituição.

O Sinduscon fez mais do que construir prédios: ele tem construído uma história importante para o Ceará. Hoje, como deputado estadual, gostaria de homenagear a todos que fizeram e fazem parte desta grande entidade“, pontuou o parlamentar que destacou “Cada construtora poderia ter trilhado seu próprio caminho e não criado uma sindicato que é referência nacional. Muitas políticas públicas surgiram por conta da criação da entidade. É muito importante que a iniciativa privada esteja interagindo com o setor público para que sejam superados os desafios“.

O presidente do Sinduscon, Patriolino Dias de Sousa Teixeira Silva, informou que o setor da construção civil é responsável por quase 5% do PIB cearense e pela geração de 80 mil empregos diretos. “Somos reconhecidos como um dos maiores sindicatos do segmento no Brasil”, comemorou.

Ele citou diversas iniciativas capitaneadas pela entidade, como o Sinduscon Jovem, destinado a profissionais recém-ingressos na carreira e a novas lideranças, e o Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil (Inovacon). Patriolino Dias de Sousa ainda lembrou a importância de todos que fazem ou fizeram parte do Sinduscon ao longo desses 80 anos na construção e nas conquistas do sindicato.

O deputado Salmito Filho (PDT), também autor da solenidade, falou sobre o papel do sindicato e da construção civil. “Nenhum país conseguiu se desenvolver plenamente sem passar pela indústria da construção civil”, afirmou.

Durante a solenidade, foi entregue certificado de homenagem ao Sinduscon, recebido pelo atual presidente e ex-presidentes presentes na cerimônia.