quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Estado convoca 800 professores para assumir vagas efetivas, anuncia Izolda

A governadora Izolda Cela (sem partido) anunciou, em transmisssão ao vivo nas redes sociais nesta quarta-feira, 14, a convocação de mais 800 professores do cadastro de reserva do último concurso da Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará para ocupação na rede estadual. Os profissionais fazem parte do cadastro de reserva de concurso realizado ainda em 2018. O edital com as informações da convocação deve ser publicado até o próximo dia 28 deste mês. Esta era uma das principais demandas da categoria.

“Lembrando que o governo já tinha feito o chamamento de todas as vagas do edital, 2500 profissionais foram chamados e, agora, com essa possibilidade de chamar 800 profissionais que estão no cadastro que, sei, estavam com muita vontade [de assumir]. Lembrando que as vagas são as já existentes, por óbvio, e que agora serão substituídas por profissionais com vínculo efetivo”, explicou. Durante pronunciamento, Izolda destacou a importância do vínculo efetivo para as carreiras dos profissionais.

“Dá ao profissional uma condição muito melhor, mais estável, de mais desenvolvimento na sua carreira. Então, é muito importante isso e é com muita alegria que nós temos a condição de anunciar isso”, frisou.

A secretaria da Educação do Estado, Eliana Estrela, também comemorou a notícia e detalhou o processo a partir do anúncio. “A importância de cada professora e cada professor no chão da escola, no chão da sala de aula. Vamos estar com o edital até o dia 28. Há toda essa parte, para o chamamento, de entrega de documentos, mas, até dia 28, estaremos com esse edital disponível para todas as professoras e professores do nosso Estado”, explicou.

Precatórios

Izolda aproveitou o momento para reafirmar a aplicação dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) no pagamento dos professores da rede pública estadual. Estamos fazendo os devidos encaminhamentos. Tínhamos ainda um movimento importante, necessário, que era pedir a autorização ao Supremo Tribunal Federal pra que a Caixa Econômica possam depositar o recurso na conta do Estado. A PGE [Procuradoria Geral do Estado] já fez o encaminhamento dessa solicitação”.

“Estamos trabalhando. Há uma comissão intersetorial instalada, com a participação também de representantes dos professores, da APEOC, para que possamos fazer todo o levantamento de dados, de informações, de cargas horárias”.