sábado, 24 de setembro de 2022

Semana decisiva para escolha do novo governador do Ceará e presidente da República


Estamos iniciando a última semana de campanha eleitoral. No próximo domingo, 2/10, a verdade vira à tona: vamos saber o que o eleitor decidiu sobre intenção de voto. 

No jogo político nacional, Lula e Bolsonaro consolidaram a polarização. Virou um clássico, como chamamos no futebol. Ciro e Simone Tebet ficaram no caminho, se confirmadas as pesquisas. Não estão na decisão. Os bolsonaristas contestam as pesquisas, que exibem derrota do presidente. Outros levantamentos mostram que Bolsonaro vence Lula, no primeiro turno. A polêmica será esclarecida pelo VAR da política: os boletins de urna. 

No Ceará, o cenário das pesquisas exibe um provável segundo turno entre Wagner e Elmano. A semana foi de surpresas para Roberto Cláudio . Na próxima  semana, teremos uma nova rodada de pesquisas, a três dias da eleição. A sinalização pode influenciar o voto útil. 

Quem trabalha com campanha eleitoral considera a véspera e o dia da eleição como datas fundamentais. Dias “D”, de definitivos. Tempo de lançar toda energia, mobilizando a opinião pública, tendo como meta conquistar votos. É o dia de limpar o cofre, contratando cabos eleitorais, ativistas para espalhar santinhos e fazer o corpo a corpo.