quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Prefeito José Sarto anuncia pacote de reforma de praças de Fortaleza


O prefeito José Sarto anunciou, nesta terça-feira (27/09), um pacote de investimentos para reforma de praças públicas que vai atender a população de diversos bairros de Fortaleza. O investimento é de R$ 53,2 milhões, que serão utilizados até 2024. O lançamento, anunciado durante a visita do prefeito às obras de reforma da Praça da Esperança, no bairro José Walter, contempla um primeiro lote de 20 praças requalificadas até dezembro de 2022.

“Esta praça do José Walter não recebia reforma há mais de 20 anos, e agora ela está inserida neste pacote de requalificação dos espaços urbanos. Além da recuperação dos equipamentos já existentes nas praças, nós vamos implementar quadras esportivas, pistas de skate, quadras de areia, futmesa e rampas de acessibilidade”, destacou o prefeito.

Sarto informou ainda que os recursos do pacote de requalificação são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). “Além das 20 praças deste ano, o pacote continuará até 2024, com recursos advindos do Fundurb da Seuma. E as Regionais, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), fazem a avaliação do desgaste das praças e organizam as prioridades”, concluiu.

Arcelino Lima, titular da Seger, concordou com o prefeito e detalhou como serão realizados os trabalhos do projeto. “As secretarias das Regionais já realizaram um levantamento de praças que possuem, historicamente, demandas por reforma. Além disso, outra prioridade nossa, são as praças que ainda não possuem equipamentos de acessibilidade, lazer e academias. E, atendendo a população, também instalaremos futmesa e quadras naquelas que possuírem espaço propício”.

Luciana Lobo, titular da Seuma, também celebrou o projeto e destacou que ele promove melhor distribuição de recursos na Capital. “É uma grande satisfação participar desse projeto. Cabe à Seuma fazer com que o Fundurb capte os recursos necessários. A maior parte das contribuições do fundo advém de construções nos bairros mais nobres da cidade e que, com o pacote, acaba sendo revertido em requalificação de espaços urbanos das áreas menos favorecidas", comentou a secretária.

O morador do José Walter, Josemar Nogueira, comemorou o pacote de requalificação de praças promovido pela da Prefeitura. “Há muito tempo essa praça não era reformada, é um espaço que a criançada do bairro precisa. É grandioso, fico feliz em saber que várias outras praças vão receber o mesmo tratamento”.

A opinião de Josemar foi compartilhada pelas amigas Ana Sueli Leal e Ciriane Barreto, também moradoras do José Walter e frequentadoras da Praça da Esperança. “Essa obra agrega para o bairro, e é boa para nós que aproveitamos a tardezinha aqui para conversar”, disse Ciriane. “É maravilhoso, a gente vai poder trazer as crianças para brincar e, além de ficar pastorando elas, vamos ter um espaço bonito”, completou Sueli.

Além da Praça da Esperança, visitada pelo gestor municipal nesta manhã, outros espaços públicos já tiveram suas intervenções iniciadas, são elas: Praça das Mangueiras, no Jangurussu; Polo de Lazer do Jacarecanga; Praça do Canal, no bairro João XXIII; duas praças (1 e 4) do Residencial Miguel Arraes, na Granja Lisboa; Praça do Residencial Cidade Jardim 1, no José Walter; Praça Dom Hélder Câmara (Antiga 31 de Março), na Praia do Futuro; e duas praças entre as alamedas das Angélicas, das Açucenas e das Begônias, na Cidade 2000.

Outros dois pontos serão ainda transformados em praças públicas para utilização dos moradores: o Calçadão da Lagoa Redonda, na Rua Professor José Arthur de Carvalho, e um largo no bairro Guararapes, entre as ruas Olavo Lima Silva e Paulo Roberto Pinheiro. A seleção das praças partiu de solicitações da população que chegaram pelas 12 Regionais de Fortaleza. Um segundo lote está em fase de planejamento, com a elaboração de projetos e orçamentos para execução das melhorias em outras praças de Fortaleza.