quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Globo realiza último debate do primeiro turno com candidatos à Presidência, nesta quinta-feira


A três dias do primeiro turno das eleições, a TV Globo promove nesta quinta-feira (29) o último debate entre candidatos à Presidência da República nessa etapa do pleito. Participam do encontro os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).

Conforme prevê a lei eleitoral, foram convidados candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

O evento será transmitido ao vivo, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. GZH fará cobertura em tempo real do encontro.

Horário

O debate está previsto para começar logo depois da novela "Pantanal".

Onde assistir

O evento será transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo g1, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Após a transmissão, o Jornal da Globo entra no ar com Renata Lo Prete do estúdio do debate conversando com os candidatos e ouvindo a opinião de comentaristas políticos. 

Mediador

O debate será mediado pelo jornalista William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional. 

Regras

Posição dos candidatos

A Globo informou que o posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, estarão Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Blocos

O debate terá quatro blocos. O primeiro e o terceiro terão temas livres. O segundo e o quarto contarão com temas predeterminados. Cada candidato terá tempo para considerações finais ao final do quarto bloco.

Tempo de pergunta, réplica e tréplica

Os postulantes ao Planalto terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica. O candidato que responde terá três minutos, que poderão ser divididos entre a resposta e a tréplica, de acordo com a vontade dele.

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão realizadas sempre de candidato para candidato.

O político escolhe para quem direciona sua pergunta, entre os concorrentes que ainda não tiverem respondido naquele bloco. No bloco de temas determinados, o esquema é igual, com o mediador sorteando, antes das perguntas, o tema que será abordado.