quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Com 22 milhões de passageiros em um ano, programa Bora de Graça proporciona aumento real na renda do caucaiense


Transporte público, além de um direito social, significa dignidade e economia para o bolso da população. Em Caucaia, a gratuidade do transporte público e ampliação das rotas é um compromisso da atual gestão municipal. Caucaia é a segunda cidade mais populosa do Ceará, e a maior do Brasil a implantar 100% da tarifa zero com o Programa Bora Graça. Neste mês de setembro, após um ano da iniciativa, os resultados da economia no bolso e o acesso a locais que antes eram restritos são uma realidade. 

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT), em agosto de 2021, antes do Programa Bora de Graça, a quantidade de passageiros transportados por dia era de 18.512. No dia da implantação do Programa, em 1 de setembro do mesmo ano, a quantidade foi de 35.284. Em agosto deste ano, foram transportados um total de 2.434.509 passageiros e mais de 17 mil km rodados em um dia no município. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 87.998.  

Com o Programa Bora de Graça, o transporte público no município é totalmente gratuito e oferece 70 ônibus rodando em 21 linhas diariamente. O investimento da Prefeitura Municipal de Caucaia no programa é de cerca de R$ 2 milhões por mês. 

Para a caucaiense Ilda Martins Paula, o transporte gratuito significa uma grande economia para o orçamento familiar e uma ajuda na hora qualificação profissional e nas entrevistas de emprego. “Eu sou muito grata à Prefeitura pelo Bora de Graça. Eu uso muito o transporte municipal. Antes do programa, eu não tinha dinheiro para andar no ônibus e, muitas vezes, tinha que sair de casa a pé, andando muito, para poder resolver minhas coisas. Chegava cansada em casa. Com o programa, eu consigo resolver tudo e ainda me ajuda na hora de me capacitar profissionalmente. Pois faço muitos cursos no CATEQ e sempre uso o transporte público para ir e vir”, afirmou Ilda. 

Além da economia no bolso do cidadão, o Bora de Graça promove acesso aos locais de lazer e cultura da cidade. Com o transporte gratuito, o caucaiense tem mais condições de diversão ao visitar amigos e familiares, ir à praia, shoppings, festas e exposições de arte e cultura promovidos pela Prefeitura de Caucaia, por exemplo. 

O recepcionista Alex Oliveira celebrou a economia de mais de 4 mil reais nas passagens em um ano de programa. Antes, ele gastava cerca de R$380,00 por mês com transporte. “O programa Bora de Graça melhorou bastante meu orçamento. Antes, eu gastava muito com passagens. Com a gratuidade, eu consegui juntar dinheiro e posso investir em outras coisas. Além disso, com a tarifa zero, consigo reunir a família e amigos e posso combinar uma praia com todos”.  

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim destaca que os principais benefícios do programa Bora de Graça são a inclusão social, a economia no orçamento do caucaiense e a sustentabilidade ambiental, afinal há uma redução considerável de carros e das emissões diárias de CO2 no trânsito da cidade. Valim ainda ressalta que “a implantação do programa Bora de Graça só foi possível após muito estudo e responsabilidade fiscal. Nosso compromisso é com o bem-estar da população. Por isso, assegurar um transporte gratuito era prioridade no meu primeiro ano de gestão”.