sexta-feira, 19 de agosto de 2022

TRE promoverá palestras sobre segurança do processo eleitoral em universidades


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoverá palestras sobre a segurança do processo eleitoral no contexto da desinformação, em instituições de ensino superior no Ceará, no período de 18 de agosto a 6 de setembro. As ações são realizadas por meio do projeto Universidade Amiga da Democracia, que visa estimular a participação cidadã de estudantes universitários(as) nas Eleições. 

Estão previstas palestras na Universidade de Fortaleza (Unifor), na Universidade Estadual do Ceará (UECE), na UniCatólica Quixadá e na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participarão a secretaria de Tecnologia de Informação do TRE, Lorena Belo, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Roberta Laena, e a coordenadora de Eleições, Edna Saboia. 

Serão abordados temas como: participação democrática, segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica, enfrentamento à desinformação, formas de fiscalização e de participação da sociedade no processo eleitoral, como ser mesário(a) ou auxiliar de eleição. Ao final da palestra, o novo modelo da urna eletrônica será apresentado. A coordenadora da EJE, Roberta Laena, destaca que a educação política, além de representar missão institucional da Justiça Eleitoral, relacionada às atribuições da Escola Judiciária, trata-se de uma garantia constitucional do direito social à educação. 

Universidade Amiga da Democracia

As palestras também objetivam divulgar a parceria entre as referidas universidades e o Tribunal no Projeto Universidade Amiga da Democracia. O projeto, realizado mediante um convênio, busca incentivar universitários(as) a atuarem como auxiliares, mesários(as) e colaboradores(as) do processo eleitoral nas eleições gerais e municipais, bem como nas eleições suplementares eventualmente designadas pelo TSE.

Os(As) alunos(as) das instituições conveniadas que atuarem no pleito receberão 30 horas de atividade complementar, bem como os demais benefícios concedidos aos(às) mesários(as): vale-refeição para o dia da Eleição, dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97); vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital; e certificado de participação.

Cronograma de palestras

  • UNIFOR: 18/8, das 19h30h às 21h; 
  • UECE Itaperi: 22/8, das 9h às 11h e das 19h às 21h;
  • UniCatólica Quixadá: 29/8, das 19h às 21h;
  • Faculdade de Direito da UFC: 6/9, das 9h às 11h.

Banner na horizontal de fundo branco. No lado esquerdo, palestras sobre segurança do processo eleitoral em universidades, em letras pretas. A frase: segurança do processo eleitoral, em letras amarelas. No lado direito, desenho de urna eletrônica. No canto superior direito, logos do TRE e da Universidade Amiga Democracia.