sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Prefeito Sarto anuncia novo pacote de recapeamento das principais vias de Fortaleza


O prefeito José Sarto lançou, nesta quinta-feira (18/08), um pacote de recapeamento das principais vias de Fortaleza. O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa no Paço Municipal. A iniciativa irá investir cerca de R$ 50 milhões em serviços de fresagem, pavimentação e sinalização, com a entrega de mais de 50 quilômetros de extensão de trechos recuperados.

Conforme explicou Sarto, a primeira etapa de recuperação das vias será a de fresagem, que consiste na retirada de parte da camada asfáltica. Em seguida, a via recebe pavimentação asfáltica nova. Por fim, ocorre a sinalização horizontal do trecho.

“Inicialmente, escolhemos as 30 vias que possuem tráfego de veículos e transporte público, e que também mais impactam a mobilidade por realizarem a interligação entre diferentes lados da cidade”, detalhou o gestor.

Os primeiros trechos que serão contemplados no pacote estão na Avenida Rui Barbosa, na Aldeota, e na Rua Nereu Ramos, na Parangaba. Outras vias, como a Rua Torres Câmara, a Av. Luciano Carneiro, a Rua Pinto Madeira e a Rua Barão do Rio Branco, também serão atendidas. Durante as intervenções, operadores do Via Livre farão o controle do tráfego.

Além disso, diversas vias de Fortaleza já receberam intervenções por meio das concessionárias de gás, água e esgoto, o que já ocasionou a recuperação dos logradouros. "Vias com trepidações por conta desses serviços irão receber um nivelamento. Outras, que possuem um volume de tráfego maior em relação às que foram escolhidas para este pacote, já foram requalificadas recentemente, como a Aguanambi, que está em boas condições", explicou o titular da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Arcelino Lima.

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta quinta e serão conduzidos pela Seger, com apoio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Balanço da requalificação de vias urbanas

Além do serviço de recapeamento, a gestão municipal segue com os trabalhos de recuperação asfáltica em toda a cidade. Até o dia 12 de agosto, a Prefeitura de Fortaleza recuperou 528.193,27 m² de ruas e avenidas, em 104 bairros da Capital. A área recuperada é equivalente a mais de 64 campos de futebol.

Sarto destacou que os serviços ultrapassaram a meta inicial, realizando 105% do planejado. “No início da quadra chuvosa, regularmente, a Prefeitura tinha quatro equipes de manutenção de buracos em Fortaleza. Com a intensificação, mais do que quadruplicamos durante esse periodo, totalizando 18 equipes. Esta é uma ação permanente da zeladoria, que agora continua em menor volume. No momento temos, portanto, condições de seguir para o recapeamento das vias”, frisou.

As ações também contemplaram a requalificação dos pontos de iluminação de Fortaleza. A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) executou manutenções em 2.846 pontos de iluminação pública na cidade. Ao todo, 492 logradouros receberam vistorias. Os serviços incluíram substituição de lâmpadas e componentes elétricos.

O prefeito pediu, ainda, colaboração da população. “É necessário ligar para a central 156 ao detectar buracos. As pessoas também podem fazer o registro pessoalmente na secretaria regional correspondente”, disse.