terça-feira, 30 de agosto de 2022

Roberto Cláudio apresenta propostas para segurança, saúde, educação e infraestrutura, em debate na TV Cidade


O candidato do PDT ao Governo do Ceará, Roberto Cláudio, participou, nesta segunda-feira (29/08), do debate do Grupo Cidade de Comunicação, o primeiro realizado nesta campanha eleitoral.

Durante uma hora e meia de debate, o candidato pedetista mostrou como diferencial, em relação aos demais concorrentes, a sua experiência em gestão pública, adquirida durante os dois mandatos como prefeito de Fortaleza e como presidente da Assembleia Legislativa.

Também, participaram do debate os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil). Dividido em quatro blocos, o debate inovou nas regras e cada candidato tinha 20 minutos para responder às questões de tema livre, gerenciando seu tempo. 

A questão inicial foi sobre segurança pública, quando Roberto Cláudio se posicionou contra o armamento da população que, segundo ele, pode ter como consequência tragédias fatais. O candidato do PDT destacou que as forças policiais é que devem ser fortalecidas. 

“Quero ser governador para levar segurança a sério, sem demagogia, com foco, prioridade e muito trabalho. Diferentemente dos dois outros candidatos, tenho experiência, demonstrei resultado e posso prometer com autoridade. Quero fortalecer a segurança por um lado e, do outro, cuidar da criança e do nosso jovem cearense”, detalhou.

Saúde

Na área da saúde, Roberto Cláudio destacou sua biografia de serviços prestados, dentre eles, a organização da gestão das unidades da Atenção Primária em Fortaleza, com novas contratações e melhoria na infraestrutura. Falou também da ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e da construção do IJF2, de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do primeiro hospital pediátrico de Fortaleza e da construção de 30 novos postos de saúde.

Para o Governo do Ceará, Roberto Cláudio propõe cinco hospitais regionais do câncer, para que as pessoas do interior não precisem se deslocar para a Capital. Além disso, pretende investir para as unidades hospitalares funcionarem plenamente, aliviando as filas de espera para exames, consultas e cirurgias, sobretudo na Região Metropolitana.

“Sou um candidato que quer trabalhar a favor do povo. Queremos cuidar, humanizar e qualificar a assistência à saúde. Pretendo criar o Programa Mais Médicos Ceará, para colocar profissionais nos postos de saúde, no interior e na Região Metropolitana”, afirmou RC.

Educação

“Na educação, fiz muito por Fortaleza, por isso, quero fazer pelo Ceará. Realizamos uma transformação, com apoio dos gestores e profissionais da educação, e resolvemos o problema da alta taxa de evasão e da péssima qualidade do ensino. Fortaleza tinha a segunda pior educação do Ceará e registrava um ano inteiro de atraso no calendário escolar, com índices que nos colocavam em penúltimo lugar”, pontuou o pedetista. 

Como governador, Roberto Cláudio planeja apoiar os municípios no Ensino Fundamental, desenvolvendo, desde esse período, capacitações para a área da economia digital. Para ele, essa é uma medida para reduzir a evasão escolar, proporcionando, ainda, oportunidade para que esses jovens possam ingressar, desde cedo, no mercado de trabalho.

Outro caminho a ser seguido é a valorização dos professores, garantindo a lei do piso salarial e, por meio da educação, melhorar também os números na segurança,  ao tirar o jovem da ociosidade e da rua.

Infraestrutura e transporte

Como prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio desenvolveu o  Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), o maior investimento em infraestrutura social em comunidades carentes, já realizado na história da Capital. 

A intenção do candidato do PDT é realizar, portanto, o Proinfra Ceará, incluindo a criação de um aterro sanitário na região do Cariri. “O projeto irá dotar regiões carentes da cidade com infraestrutura e serviços básicos necessários ao desenvolvimento da população”, disse.

Já na área de transporte público, seu plano principal é o passe livre intermunicipal e um projeto de segurança viária, focado na prevenção de acidentes. “Vou trazer como cartão de visitas o Bilhete Único, que no início muitos foram contra, por pensar que iria aumentar o preço das passagens, o que não aconteceu no primeiro ano. Essa é uma iniciativa que ajuda o povo a economizar tempo, fruto de uma gestão vitoriosa na mobilidade urbana”, explicou.

Considerações finais

Ao final do debate, Roberto Cláudio fez uma saudação aos candidatos e ao povo cearense. “Queremos construir um ciclo novo de prosperidade e oportunidade, que se conecte com o povo, com novas ideias e novas práticas para gerar emprego e renda, capacitar o jovem que não trabalha e nem estuda, reduzir a fila de cirurgias, dar um novo passo na educação. Gerir a segurança com verdade e transparência, defendendo o povo cearense com os pés no chão", completou.