sábado, 13 de agosto de 2022

Prefeito Sarto assume compromissos com representantes da Educação


O prefeito José Sarto esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (11/08), com representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), liderados pela presidente Ana Cristina Guilherme, para tratar de reivindicações da categoria dos professores da Rede Municipal de Ensino. A secretária da Educação, Dalila Saldanha, também participou da audiência, realizada no Paço Municipal.

Como resultado da audiência, a gestão municipal assumiu os seguintes compromissos:

1 - Precatórios não recebidos: a Prefeitura de Fortaleza continuará buscando a execução desta sentença junto à justiça e encaminhará para a Câmara Municipal, ainda no mês de agosto, um Projeto de Lei destinando 80% para os profissionais da educação (além do mínimo exigido por Lei que é de 60%) e 20% para aplicação em manutenção e desenvolvimento do Ensino. A medida não acarretará prejuízo ao processo judicial em tramitação, referente ao precatório dos anos de 2005/2006.

2 - Pecúnia: Haverá uma nova convocação para adesão ainda neste mês de agosto, com o início de pagamento do primeiro lote a partir da folha de setembro próximo.

3 - Empréstimos consignados: a Prefeitura vai enviar para apreciação da Câmara, ainda este mês, Projeto de Lei que amplia a margem de 30% para 35%.

4 - Aposentados: a gestão municipal vai analisar, até o mês de setembro, a viabilidade das propostas apontadas pelo Sindicato - criação de abono, aumento do teto previdenciário e redução do desconto do IPM Saúde.