quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Prefeito José Sarto inaugura serviço de hemodinâmica do IJF


O prefeito José Sarto inaugurou, nesta terça-feira (09/08), o primeiro serviço de hemodinâmica da Rede Municipal de Saúde, no Instituto Doutor José Frota (IJF). O equipamento é um dos mais modernos em funcionamento no país, sendo utilizado para procedimentos especializados, por meio de arteriografia, e para o diagnóstico e tratamento de doenças.

“É o primeiro equipamento público deste tipo no Norte-Nordeste, com excelente qualidade e sensibilidade de imagem. Este aparelho vai dar mais qualidade aos pacientes que precisam de arteriografia, e que antes precisavam usar outros hospitais e esperar de 30 a 40 dias para serem atendidos. Iremos atender mais de 100 pacientes por mês, a depender da demanda. É saúde de maior qualidade para o povo de Fortaleza”, informou Sarto.

No IJF, a nova tecnologia auxiliará na assistência das vítimas de politraumatismos, lesões neurológicas e vasculares, além de hemorragias graves. As modernas interfaces permitem a visualização, inclusive tridimensional, e o acesso mais próximo e seguro para avaliação anatômica e funcional do sistema circulatório.

Riane Azevedo, superintendente do IJF, comentou sobre o funcionamento do novo aparelho. “Este aparelho, como o nome diz, não apenas capta imagens dos vasos, mas também a sua dinâmica, isto é, como o sangue percorre por dentro dos vasos. Com isso, podemos saber sua velocidade, se há alguma obstrução ou se há alguma placa de gordura, por exemplo. É um equipamento importante que faltava na rede e, com ele, vamos ajudar a desafogar os atendimentos, fazendo exames e intervenções menos invasivas”.

Aline Gouveia, secretária adjunta da saúde municipal (SMS), comemorou a instalação do serviço de hemodinâmica e também relatou que ele ajudará a desafogar o fluxo de atendimentos na rede municipal de saúde. “Diversos pacientes terão acesso ao equipamento, sejam aqueles que entram aqui pela porta de emergência, como aqueles que estão nos Gonzaguinhas e Frotinhas e precisam desse tipo de exame e interveção”, completou a secretária.

Ao todo, sete profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de radiologia, atuam diretamente na operacionalização do serviço. A Hemodinâmica do IJF tem capacidade para a realização de cem exames mensais e os investimentos em aquisição, instalação e treinamentos somam mais de R$ 3.650.000,00.

Saiba mais

A hemodinâmica do IJF tem como objetivo realizar o diagnóstico e o tratamento de problemas no sistema circulatório, por meio da visualização radiológica tridimensional e em alta definição de possíveis vasos e artérias com lesões ou obstruções. O equipamento permite ainda intervenções cirúrgicas minimamente invasivas, mais seguras e pontuais.

Para a instalação do serviço, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) realizou obras na nova ala, como a instalação de blindagens radiológicas, criação de uma sala especial para os profissionais de radiologia, sistema de climatização e substituição de todo o sistema elétrico para funcionamento dos novos aparelhos.

A nova tecnologia foi instalada no Centro Cirúrgico do anexo IJF 2, complementando o projeto de ampliação e inovação do maior hospital do Ceará em capacidade de acolhimento.