quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Como o eleitor observa a disputa entre PDT e PT


É razoável afirmar que o PDT e o PT, no Ceará, pisam no mesmo tapete. Saber como removê-lo e deixar a maior parte para um ou outro quem vai decidir é o eleitor. Em manobra planejada e inteligente, Camilo Santana trouxe para seu lado a governadora Izolda Cela, que tem quatro meses de governo a cumprir. Na linguagem da política, ela tem a caneta e, usando o linguajar militar de Bolsonaro, cada canetada tem um peso. Ela pode ajudar a remover o tapete para os candidatos do PT, para onde tem sinalizado. O 1º de janeiro não importa para a governadora. Ela sabe que a cadeira será ocupada por Wagner, Roberto Cláudio ou Elmano de Freitas. Izolda tem compromisso com Camilo. Lula é a liga entre ambos, além da amizade construída.

Estamos assistindo a duas campanhas: uma acirrada entre o PDT e o PT, para saber quem vai ao segundo turno com o Capitão Wagner, e a outra envolvendo todos os candidatos. O saldo, até aqui é, bom. Aliados valorizados, prefeitos felizes e uma imprensa recebendo o devido respeito de todos, por ser um canal efetivo de diálogo com a sociedade e o eleitorado. Roberto Cláudio tem feito esforço para mostrar que a campanha precisa pautar os problemas do Ceará. Esse movimento do pedetista tem lhe mantido aceso na campanha, além do seu peso como liderança política. 

A disputa entre Camilo e Roberto Cláudio é outro fator preponderante a chamar atenção. Os dois se respeitam e se tratam bem. Até aqui, tudo ocorre entre dois velhos amigos cordiais, separados por circunstâncias políticas, sem ataques. Vai permanecer assim? É quase impossível. Ciro fala em facada nas costas, espinho e traição. Camilo responde com a oração de São Francisco. 

No final de semana, a campanha entra na reta final, com o início dos debates e o horário gratuito de rádio e TV. Além dos comícios. O que vai sobrar da relação entre caciques já se sabe, será de dificuldades. Para deputados e prefeitos que estão só observando e ficando longe da briga, a vida segue. Quem vencer tá em casa.