quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Caucaia lança Plano Municipal pela Primeira Infância


A garantia dos direitos das crianças é prioridade da Prefeitura de Caucaia. Por isso, a gestão atual se engaja no desenvolvimento e aplicação de políticas públicas voltadas para a primeira infância. Na manhã desta quarta-feira (24), aconteceu o lançamento do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), mais uma iniciativa que firmou o compromisso da gestão atual, com a promoção e garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos. O evento aconteceu no Núcleo de Educação da Infância (NEDI) Humberto Nunes de Miranda e contou com a presença da primeira-dama, Juliana Valim, profissionais da Educação e secretários municipais.  

O evento tratou do lançamento do PMPI e contou com apresentações lúdicas das crianças dos Infantis III, IV e V. Na ocasião, a Primeira-dama, Juliana Valim, ressaltou que estava muito feliz por presenciar a iniciativa. “Eu fico muito honrada em ser a embaixadora do plano e poder participar desse evento que marca o nosso compromisso com todas as crianças. Poder contar com todas as secretarias e com a gestão de Educação é mais um reforço na luta pela proteção das crianças”, afirmou Juliana. 

A subsecretária de Educação e coordenadora do Plano da Primeira Infância, Débora Teixeira, também destacou o trabalho intersetorial como fundamental para o sucesso do Plano. “É muito importante ter o compromisso de todos e todas as secretarias. Já temos muitos resultados positivos na nossa Educação até o momento e, com esse Plano, teremos mais avanços com as nossas crianças”, declarou a coordenadora. 

Na ocasião, foram entregues os livros do Plano Municipal pela Primeira Infância à primeira-dama e à Comissão Intersetorial PMPI, composta por secretários e secretárias da Prefeitura de Caucaia e por conselheiros. O gesto simboliza o compromisso e responsabilidade de todos nas ações para a promoção do Plano no município. 

Além do lançamento do Plano, foi divulgada mais uma conquista da Prefeitura de Caucaia:  o Certificado Ouro, uma premiação Estadual que reconhece as ações e políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará em razão da instituição do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Após a entrega simbólica do PMPI, a primeira-dama e os secretários visitaram as instalações do prédio do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) Humberto Nunes de Miranda. Cada sala tinha uma programação diferente que representava cultura, esporte, saúde e meio ambiente. 

Saiba mais

Caucaia não tinha um PMPI desde 2015. Agora, com a nova gestão, o município tem até o ano de 2025 para implementar as ações propostas pelo Plano. 

O trabalho de elaboração do PMPI iniciou por volta de outubro de 2021. Em março deste ano, aconteceram as fases de aprovação, primeiramente pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA) e a Câmara dos Vereadores, para posterior publicação em Diário Oficial do Município, no dia 15 de março.