sábado, 30 de julho de 2022

Sondagem da indústria: empresários mantêm otimismo para próximos seis meses

As expectativas dos industriais da Construção do Ceará continuam positivas para os próximos seis meses de 2022. Embora tenha havido retração, os números continuam acima da linha divisória de 50 pontos, conforme indica a Sondagem da Construção, estudo elaborado mensalmente pelo Observatório da Indústria, da Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

De acordo com a análise dos técnicos, as expectativas dos empresários cearenses continuam positivas com relação ao número de empregados, à compra de matéria-prima e insumos, a novos empreendimentos e serviços e ao nível de atividade.

A evolução do nível de atividade industrial da construção interrompeu, em junho, uma sequência de quatro meses de altas consecutivas, indicando retração na produção frente ao mês anterior. A utilização da capacidade operacional foi o único indicador que apresentou variação positiva no estudo, subindo 1% e atingindo o patamar de 73% em junho.

A análise aponta que o principal problema para o setor é a elevada carga tributária, considerada como "o principal obstáculo enfrentando no segundo semestre do ano". Em seguida, aparecem os indicadores "falta ou alto custo de matéria-prima" e "taxa de juros elevadas".