quinta-feira, 7 de julho de 2022

Ricardo Cavalcante e vice-prefeito de Fortaleza entregam 933 certificados do Programa Fortaleza + Futuro

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, participaram da solenidade de entrega de 933 certificados aos estudantes concludentes de diversos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE), e tem como objetivo oportunizar geração de emprego e renda, através de formações profissionais. Estiveram presentes no evento, ainda, o Secretário Rodrigo Nogueira, da SDE; e Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI-CE e Superintendente do SESI-CE. 
“Hoje é um dia de celebrar novas oportunidades que vão surgir na vida de vocês, através dos cursos desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza e SENAI-CE. Essas capacitações possibilitam oportunidades únicas na vida das pessoas, seja para alcançar a empregabilidade, ou para empreender. A nossa função é oportunizar o que há de melhor no ensino, para que vocês cresçam e alcancem os seus objetivos de vida”, declarou Ricardo Cavalcante, colocando o Sistema FIEC à disposição dos cearenses e fortalezenses. 
Ao todo, o Programa conta com 223 turmas em aulas presenciais nas três unidades do SENAI-CE, em Fortaleza, nos bairros Jacarecanga, Parangaba e Barra do Ceará, além de turmas na modalidade EAD (Ensino a Distância). O intuito do Fortaleza + Futuro é beneficiar 6.265 estudantes, que terão acesso à qualificação profissional em onze eixos: Meio ambiente; gastronomia e produção de alimentos; produção cultural, design e vestuário; informação e comunicação - tecnologia da informação; infraestrutura e construção civil; energia renovável; refrigeração; manutenção em geral e gestão.

Para o Vice-Prefeito de Fortaleza Élcio Batista, a parceria com a FIEC modifica vidas. “Em nome da Prefeitura, agradeço ao Presidente Ricardo Cavalcante pela parceria, pois, com ela, quem ganha é a população de Fortaleza. A melhor forma de crescer na vida é através da educação. Ela possibilita que as pessoas possam projetar o futuro”, afirmou o Gestor, parabenizando os concludentes.

Os 41 cursos realizados pelo SENAI Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos e vão possibilitar a formação da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O Programa Fortaleza + Futuro começou no dia 28 de março deste ano e já formou vários estudantes. Quem estiver interessado, mas ainda não se matriculou ainda pode garantir uma vaga em qualquer um dos 41 cursos profissionalizantes. Para isso, eles precisam se inscrever no site: https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/