quarta-feira, 27 de julho de 2022

Positividade dos casos da Covid-19 em Fortaleza é 7% menor do que a registrada na última semana, aponta boletim


A Prefeitura de Fortaleza divulga, nesta terça-feira (26/07), o boletim de atualização da situação epidemiológica da Covid-19 em Fortaleza. O 29° informe semanal de 2022 apresenta que, entre os dias 19 e 25 de julho, a positividade das amostras (RT-PCR) de fortalezenses, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 17%. O resultado é 7% menor do que o registrado entre os dias 12 e 18 de julho (24,7%).

Boletim da Semana Epidemiológica 29

De acordo com o médico epidemiologista Antônio Lima, a quarta onda atingiu seu pico entre os meses de junho e julho, com a maior média móvel de casos deste ciclo epidêmico no dia 1º de julho. “Atualmente, o nosso cenário é de circulação viral moderada e em queda progressiva. Atingimos o pico da quarta onda entre os meses de junho e julho e dificilmente a tendência será alterada ou revertida nas próximas semanas”, enfatiza.

Além disso, o documento afirma que permanecemos em estágio de muito baixa mortalidade - preliminarmente, não houve confirmação de óbitos em julho. A média móvel de óbitos dos últimos sete dias (19 a 25 de julho) foi estimada em zero. Já a análise retrospectiva confirmou a primeira morte por Covid-19 de junho, de um paciente com mais de 90 anos, ocorrida no dia 29 de junho.

Antônio Lima reforça, ainda, a importância das medidas de prevenção e da vacinação para seguirmos com cenário de baixa transmissão e mortalidade. “Mesmo no cenário de diminuição da transmissão e baixa mortalidade, sabemos que novas variantes ainda poderão ocorrer, então, para que possamos passar por uma eventual nova onda, como passamos por essa, com baixa mortalidade e com uma população que reagiu muito bem, precisamos manter a nossa cobertura vacinal em níveis altos e os cuidados em áreas de aglomeração. Continuamos recomendando todas as precauções possíveis”, afirma.

Média móvel

A média móvel dos últimos sete dias está em torno de 51 casos por dia, ou seja, 86% menor do que a registrada há quinze dias, que apresentava 357. “O aumento dos casos diários mais evidentes em junho perdeu força no fim do mês, sugerindo estabilidade e, em seguida, redução da transmissão”, finaliza o médico.

Balanço da vacinação

No total, foram vacinadas contra a Covid-19, em Fortaleza, até segunda-feira (25/07), 2.409.779 pessoas com a primeira dose, 2.290.360 com a segunda, 1.430.623 com a terceira dose e 379.645 com a quarta dose.

Atualmente, todos os fortalezenses a partir de 3 anos de idade podem iniciar seu esquema vacinal contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento prévio, basta buscar os centros de vacinação após 72h da realização do cadastro no site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br). A relação dos locais de vacinação na Capital é divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br).