quarta-feira, 27 de julho de 2022

Governo do Ceará amplia participação acionária na Cegás


O Governo do Ceará finalizou o processo de aquisição de ações que eram da Gaspetro na Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Com assinatura pela governadora Izolda Cela, a operação foi fechada, nesta terça-feira (26), no Palácio da Abolição, durante reunião entre representantes do governo estadual, da Cegás e da Commit Gás (nova denominação da Gaspetro). Ao assinar contrato para exercer o direito de preferência, o Governo do Ceará aumentou sua participação no capital social total da Cegás de 17% para 29% e, nas ações ordinárias, de 51% para 58%.

"Seguimos com nosso compromisso de fortalecer a distribuição de gás canalizado e na realização da transição energética, com sustentabilidade e garantindo mais desenvolvimento para o estado. Sempre com o objetivo principal de gerar mais empregos aos cearenses", ressaltou a governadora Izolda Cela.

A aquisição é considerada estratégica pela saúde financeira e operacional da Cegás, pelo seu potencial de crescimento de rede de distribuição e volume de gás canalizado entregue aos consumidores. E, ainda, pela contribuição ao movimento de descarbonização e transição para uma economia cada vez mais sustentável no Ceará, através do biometano e do hidrogênio verde.

“É um dia histórico para o desenvolvimento do mercado de gás canalizado no Ceará, que mostra o compromisso do Estado em continuar fortalecendo a distribuição de gás canalizado. Incluindo o compromisso de fazer a transição energética para uma economia cada vez mais limpa, ao incrementar o uso do biometano do gás natural renovável, já que a Cegás é líder no mundo nesse setor, sem esquecer que vamos abrir espaço para o hidrogênio verde, que é uma grande oportunidade de desenvolvimento para o Ceará como um todo”, explica o presidente da Companhia, Hugo Figueirêdo.

Para o futuro, a aquisição representa maior possibilidade de acesso das indústrias, comércios, residências e automóveis ao gás canalizado, combustível mais barato e mais sustentável em relação a diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo.

O investimento do Governo do Ceará para a compra das ações da Gaspetro é de cerca de R$ 76 milhões e mudará a composição acionária da Cegás, que era de 51% do Estado do Ceará, 24,5% da Mitsui Gás e Energia e 24,5% da Gaspetro. A nova composição das ações ordinárias da companhia cearense ficará 58% do Estado do Ceará, que também possui 29% das ações preferenciais.

“Estamos juntos com a Cegás para continuar a desenvolver o mercado de gás a longo prazo, de forma sustentável, e trazendo, dentro do possível, outras fontes de energias renováveis. Nós entendemos que o gás natural pode apoiar de uma forma bastante significativa a transição energética. Mais do que isso, pode trazer a segurança energética que nós tanto precisamos. O Estado do Ceará já tem uma matriz bastante verde, e existem espaços para seguir ampliando, por isso nós estamos comprometidos com o Estado de seguir investindo e desenvolvendo a Cegás”, finalizou o diretor-presidente da Commit Gás S/A, Renato Fontalva.