domingo, 10 de julho de 2022

CCJ proíbe aposentadoria de juízes como medida disciplinar

Plenário

CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou nesta 4ª feira (8.jun.2022) a admissibilidade da PEC 163/12, que proíbe a concessão de aposentadoria a magistrados como medida disciplinar.

O objetivo do projeto é acabar com a pena de aposentadoria compulsória com salário proporcional ao tempo de serviço, aplicável a juízes acusados de atos de corrupção ou ofensivos à moralidade administrativa.

A Comissão aprovou proposta com 39 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção. A PEC foi apresentada na Câmara pelo deputado Rubens Bueno, do Paraná, e o ex-deputado Arnaldo Jordy.

 “Há uma preocupação muito grande da esmagadora maioria dos juízes brasileiros por esse absurdo da aposentadoria compulsória. Sentem-se constrangidos de ter uma meia dúzia de juízes punidos e sendo pagos pelo resto da vida com dinheiro público pelo crime que cometeram. Ou seja, o crime compensa”, afirmou o deputado Rubens.

A proposta prevê a pena de perda do cargo para juízes que atentarem contra a dignidade, a honra e o decoro de suas funções. E atribui ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a competência de decretar, por decisão administrativa, a perda do cargo de membros do Poder Judiciário. Atualmente, a exoneração de um juiz só pode se dar por decisão judicial transitada em julgado.