quinta-feira, 14 de julho de 2022

ACI, a caminho do centenário – realizações e desafios


A Associação Cearense de Imprensa (ACI) chega, nesta quinta-feira (14 de julho de 2022), aos seus 97 anos de existência. É uma data em que devemos celebrar nossa capacidade coletiva de resiliência e de reafirmar nosso espírito de ação conjunta para busca de ações capazes de garantir melhores condições para a atuação das e dos comunicadores(as) que compõem nosso quadro de associados.

Ao longo de dois mandatos em que estivemos à frente da Presidência da entidade, a partir de 2016, a Associação Cearense de Imprensa atuou em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para a efetivação de diversas ações, seja com a diretoria da entidade, seja posteriormente com o Conselho Deliberativo, em que atuamos e, mais recentemente, integrando a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos. Por diversas ocasiões, ACI e ABI se manifestaram conjuntamente diante de situações em que as liberdades de imprensa e de expressão estiveram ameaçadas em nosso estado, quando do registro de casos de violência envolvendo comunicadores.

Nos últimos três anos, a exemplo do que ocorreu com várias entidades, fomos fortemente afetados pela pandemia da Covid-19, mas procuramos desenvolver um conjunto de ações relevantes para a própria ACI e seus associados.

Em 2021, foi iniciada a inspeção predial do edifício-sede da ACI, localizado na avenida Floriano Peixoto, 735, no Centro de Fortaleza. A diretoria também executou ampla reforma nas quatro casas de veraneio que compõem a Colônia de Férias da Associação, localizadas em Paracuru, no Litoral Oeste do estado. A reforma incluiu acessibilidade, ampliação da segurança das casas, saneamento básico e pintura, valorizando o espaço, havendo ainda a aquisição de itens necessários a cada casa, processo recentemente concluído. Estes investimentos, necessários, foram realizados com muita responsabilidade, valorizando o patrimônio da entidade e garantindo seu uso de forma adequada pelos associados.

O acesso às redes sociais da ACI teve forte incremento em 2021, enquanto as atividades da Biblioteca, Hemeroteca e do Plebeu Gabinete de Leitura se intensificaram, tendo sido retomadas presencialmente no fim daquele ano. A diretoria da Associação atuou ainda por meio de reuniões virtuais e da promoção de lives com a participação de convidados tratando de temas relacionados ao jornalismo e à imprensa.

Neste ano, promovemos atividades variadas, com os cuidados necessários exigidos diante ainda da pandemia da Covid-19, para mobilizar nossos associados. Estas atividades demonstraram nossa capacidade de mobilização e atraíram membros e parceiros da ACI para o nosso auditório, tendo sido realizadas com êxito.

Estas ações de infraestrutura, mobilização e agitação cultural se somam a outra que diz respeito mais diretamente ao cotidiano profissional das e dos jornalistas cearenses. Em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a ABI, temos desenvolvido, desde o dia 7 de abril – o Dia do Jornalista – a construção de um protocolo de segurança para os comunicadores no nosso Estado, sobretudo neste ano, diante da iminência das eleições presidenciais e estaduais. O acirramento de ânimos e os sucessivos e cada vez maiores casos de violência registrados contra jornalistas e outros comunicadores, divulgados por meio dos relatórios anuais da FENAJ, com consistente série histórica, evidenciam que devemos ser proativos e de que é necessário atuar preventivamente para assegurar a saúde física e mental dos jornalistas e do conjunto de comunicadores cearenses, por meio de ações concretas a serem desenvolvidas pelo poder público.

A diretoria eleita da ACI, que têm à frente o jornalista Helly Ellery, escolhido para liderar a Chapa Adísia Sá, em homenagem à nossa atuante ex-presidente, terá a missão de conduzir a entidade até o dia 14 de julho de 2025, quando a ACI fará 100 anos. Os dirigentes da gestão 2022/2025 têm, portanto, uma grande responsabilidade pela frente – a de atuar paralelamente conduzindo as demandas cotidianas da entidade e as ações necessárias ao transcurso do primeiro centenário dela. Ressalte-se que a Chapa Adísia Sá foi eleita com grande representatividade no dia 3 de junho deste ano, obtendo 125 votos válidos em Fortaleza e no interior do estado, um aumento significativo em relação aos resultados das eleições de 2016 e 2019.

Nossa motivação para superar todos os desafios deve ser maior do que eles. Por isso, esta é uma data em que devemos sim celebrar a longevidade da nossa entidade e de reafirmar seus compromissos.

Vida longa à Casa do Jornalista! Parabéns à ACI por seus 97 anos! 

Salomão de Castro

Presidente da ACI (2016/2022)

Diretor de Atividades Sociais e Culturais da ACI (2022/2025)