segunda-feira, 20 de junho de 2022

SENAI Ceará inicia ciclo de cursos nas penitenciárias cearenses

Promover a ressocialização é uma das bandeiras do SENAI Ceará, que traz, nesta segunda-feira, (20/06), uma ótima notícia para o desenvolvimento de projetos sociais. A instituição e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), renovaram a parceria para a realização de uma nova etapa do Projeto Fecop, com investimento fixado em R$ 1.406.820,00.

As turmas estão ofertando 1.200 vagas em cursos de qualificação profissional nas penitenciárias da Grande Fortaleza. As vagas serão distribuídas em 60 turmas dos cursos de Pedreiro de Alvenaria (160h); Gesseiro (160h); Pintor de Obras Imobiliárias (160h); Eletricista Instalador Residencial (160h); Serralheiro de Metais Ferrosos (160h); e Instalação Hidráulica (100h).

O projeto tem foco na ressocialização por meio do fomento ao trabalho, geração de renda e capacitação profissional para pessoas privadas de liberdade.

Números atualizados

O projeto do SENAI Ceará nas penitenciárias começou em 2019 e, desde então, 12.030 vagas já foram preenchidas em 601 turmas abertas em diferentes cursos de qualificação, entre eles, Construção Civil; Metalmecânica; Alimentos; Madeira e Mobiliário; Refrigeração; Automotiva; Panificação e Vestuário. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a estimativa é atender mais de 6 mil internos nos Projetos SOU CAPAZ, PROCAP e PRONATEC.

Ainda segundo o órgão, a população carcerária está estimada em 23.320 internos e 51% já foi capacitada.