quarta-feira, 8 de junho de 2022

Governadora Izolda Cela abre o III Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis incentivando o protagonismo juvenil

 

Um chamado à reflexão e à ação. É isso o que move o Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis, que nesta terceira edição traz o tema “Juventudes e participação democrática – inspirando, engajando e agindo no cotidiano escolar”. Na abertura do encontro que reúne representantes de toda a rede estadual de educação, na manhã desta quarta-feira (8), a governadora Izolda Cela chamou os jovens à responsabilidade para que possam transformar a realidade das escolas, do município, do estado e do país.

“Preparem-se, cada vez mais, para poderem agir e contribuir da melhor maneira que vocês puderem”, enfatizou a governadora, que remeteu à canção O Sal da Terra dizendo que “vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão”.



O encontro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, tem o objetivo de promover a atuação protagonista das lideranças estudantis, por meio do diálogo e da participação, de forma a contribuir ativamente na gestão das unidades de ensino. A programação inclui palestras e mesas temáticas em que serão abordadas as necessidades dos jovens e o papel que exercem na promoção da cidadania nas comunidades. Haverá, ainda, apresentações artístico-culturais ao longo dos dois dias de conferência.



Izolda Cela destacou o caráter do Fórum no calendário anual da Secretaria da Educação (Seduc). O encontro, conforme seu objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil, dialoga com o eixo Cuidado e Inclusão do Programa Ceará Educa Mais. “Este fórum é uma atividade que já está no calendário da Seduc há alguns anos, desde que nós começamos a fortalecer essa ação de protagonismo dos jovens para que possam cada vez mais usar essa energia, essa capacidade, essa criatividade para ajudar o projeto que se desenvolve nas suas escolas, que é para eles, que é para o município deles, e que é para o Ceará. Estimo que possam fazer reflexões, compartilhar suas experiências, para trilhar um futuro sempre melhor”, ressaltou a governadora.