terça-feira, 14 de junho de 2022

Cidadania é direito: mais de 180 cidadãos foram atendidos, neste final de semana, nos Mutirões de Cidadania da SPS

Acompanhado das irmãs, do sobrinho e do pai, Marcelino Félix (40), comemorou a emissão da sua 1° via do RG, no Mutirão da Cidadania, que aconteceu no último sábado (11), na Casa do Cidadão do Iguatemi. “Agora eu me sinto um cidadão de verdade”, comentou, enquanto fazia a coleta biométrica. Além dele, toda a família aproveitou para tirar a 2° via do RG e atualizar o documento de identificação. A ação realizada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) nas Casas do Cidadão dos shoppings Benfica e Iguatemi contemplaram 185 cidadãos, e outros 50, que estavam com a documentação incompleta puderam agendar atendimento.“Esta ação vai até dezembro e deve acontecer duas vezes por mês”, destaca o secretário executivo de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Tadeu Lustosa, que lembra de onde partiu a ideia de realizar os mutirões.“Nós queríamos facilitar o acesso do cidadão a estes serviços e também agilizar alguns atendimentos para quem muitas vezes não encontra tempo de ir até as Casas do Cidadão ou de agendar atendimento pelo site, então decidimos fazer estas ações que vêm dando um resultado muito positivo, comemora o secretário.

“É importante também lembrar que o cidadão não sai daqui sem atendimento, ou eles são atendidos na hora ou fazem o agendamento para a semana seguinte, caso não tenham a documentação necessária em mãos”, reforça Tadeu.

Ansioso pelo novo documento de identificação, João Miguel, de 11 anos, chegou empolgado na Casa do Cidadão. Ao lado do filho, dona Maria do Socorro lembrou da importância da ação. “Eu tô maravilhada com esse serviço, fazia tempo que precisava vir renovar o RG dele e não encontrava tempo, mas agora deu certo, graças ao mutirão”, contou Maria do Socorro.
Rafaela Ferreira mora no Bairro São Gerardo e veio ao mutirão para emitir a 1° via do RG do seu filho, João Emanuel, de 1 ano e 11 meses. “Fomos muito bem atendidos e além de emitir o RG do João, eu e meu pai aproveitamos para tirar a segunda via do nosso RG”, comentou Rafaela, enquanto ajudava o pequeno João na coleta biométrica.

Quando começou a ação

Os mutirões para quem precisa emitir ou renovar a documentação básica de registro civil começaram no último mês de maio, quando foram atendidos quase 400 cidadãos, e outros 400 agendaram atendimento para semana seguinte. A ação complementa os serviços ofertados, regularmente, pelo Caminhão do Cidadão, em bairros e comunidades da Capital e do interior cearense. 

Nos mutirões são ofertados serviços de emissão das 1ª e 2ª vias do RG e 1ª via do CPF. Os atendimentos acontecem sem necessidade de agendamento. No dia da ação são distribuídas 150 senhas, por ordem de chegada, em cada Casa do Cidadão. Além dos Mutirões, a SPS segue com a programação semanal de serviços de cidadania.

Para agilizar os serviços, o usuário deve levar a seguinte documentação

Emissão de 1ª via do RG
Certidão de nascimento, se for solteiro ou de casamento, original e cópia;
Duas fotos 3×4 recentes, com fundo branco e impressas em papel fotográfico;

Emissão de 1° via do RG para criança
Certidão de Nascimento original e cópia;
Duas fotos 3×4 recentes, com fundo branco e impressas em papel fotográfico;
Estar acompanhada de responsável (pai ou mãe), portando documento de identidade original

Emissão de 2ª via do RG
Certidão de nascimento, se for solteiro ou de casamento, original e cópia;
Duas fotos 3×4 recentes, com fundo branco e impressas em papel fotográfico;
Comprovante de pagamento da taxa da 2° via do RG ou a Declaração de Nis para isenção da taxa
Apresentar cópia de outro documento oficial com foto (RG anterior, CNH, CTPS ou Boletim eletrônico- BO).

Emissão do CPF
Comprovante de residência original e atualizado de até 3 meses.
Crianças até 18 anos: Certidão de nascimento original ou RG original do menor.
RG e CPF do responsável.
18 anos ou mais: Título de eleitor; RG ou certidão de nascimento original;
Casado (a) :certidão de casamento;
Divorciado (a): certidão de casamento com averbação de divórcio;
Viúvo (a): Certidão de casamento e a certidão de óbito ou certidão de casamento com averbação de óbito

Onde encontrar as Casas do Cidadão

Shopping Iguatemi: Av. Washington Soares, 85, Bairro Edson Queiroz (Piso 2, em frente a loja Kalunga)
Shopping Benfica: Av. Carapinima, 2200 – Térreo, Bairro Benfica