sexta-feira, 13 de maio de 2022

Trânsito Seguro: autarquia de Caucaia realiza ação educativa nas escolas, em alusão ao Maio Amarelo


A Prefeitura de Caucaia, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) está realizando uma série de ações para promover o Maio Amarelo. O foco da corporação é envolver a sociedade como um todo, com o intuito de prevenir acidentes de trânsito. Nesta quinta-feira (12), uma equipe de agentes de trânsito da AMT realizou uma ação educativa no espaço Imersão Nota 10, onde cerca de 20 crianças tiveram acesso a uma palestra para alunos do 1º ao 9º anos, sobre educação no trânsito, além de atividades lúdicas. Mirislândia Campos, agente de trânsito da Autarquia, revela que essas ações acontecem durante todo ano, porém em Maio são intensificadas devido ao mês temático. Ainda de acordo com a profissional, o público infantil pode ser um multiplicador deste conteúdo. “A gente pensa que essas crianças podem levar essas informações aos pais, bem como se educarem para que, quando adultos, já tenham uma noção sobre como se portar no trânsito”, explica.

O evento contou também com profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE), que levou para o evento uma unidade móvel contendo uma maquete para ilustrar para os pequenos regras de boa convivência no trânsito, além de um óculos que simula o estado de embriaguez. A equipe do DETRAN também enxerga nas crianças um importante vetor de mudanças positivas em relação ao trânsito a médio e longo prazo. “A gente aposta muito na mudança do cenário do trânsito e a gente sabe que pra isso acontecer de fato é só através da educação. Então a gente entende que na infância podemos alcançar de forma mais profunda a sociedade, e de médio a longo prazo a gente consiga de fato modificar o cenário do trânsito para melhor”, revela Samuel Cordeiro, educador de trânsito do DETRAN.

Maio Amarelo

Ainda de acordo com Mirislândia, a Autarquia deve continuar até o final deste mês com ações educativas e preventivas, promovendo um trânsito mais seguro para toda a sociedade. “Fizemos parceria com empresas, entre elas a Vitória, com o DETRAN e também com instituições de ensino. A ideia é trabalharmos a atenção e o respeito ao trânsito. Estamos realizando blitz educativas, encenações, ações que simulam acidentes de trânsito e também palestras em escolas, que são cotidianas”, finaliza.