terça-feira, 10 de maio de 2022

SPS certifica novas turmas dos Complexos Sociais Mais Infância

Seis novas turmas dos Complexos Sociais Mais Infância serão certificadas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), nesta terça-feira (10). O evento acontece nas unidades do João XXIII (Rua Araguaiana, 77 – João XXIII) e Cristo Redentor (Rua Camélia, 450 – Cristo Redentor), às 9h e 15h, respectivamente. Na ocasião, os concludentes das turmas de cabeleireiro e designer de sobrancelhas receberão, também, kits instrumentais para trabalho.

“Inserir a qualificação profissional nos CSMI é sem dúvidas um caminho assertivo, não apenas no fortalecimento dos vínculos entre a família, onde as mães podem utilizar o espaço para se qualificar, enquanto os filhos usufruem dos serviços de esporte, lazer, cultura e formação, mas é também forma eficiente de ofertar oportunidades”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana. 

A coordenadora de Inclusão Social da SPS, Rebecca Cortez, destaca que ofertar qualificação é uma política fundamental. “Sabemos que o mercado de trabalho exige isso, então se qualificar é essencial para conquistar um lugar nesse mercado”, completa.

No total, 104 alunos serão certificados, 70 na unidade do João XXIII, e 34 no Cristo Redentor. Os cursos foram realizados entre dezembro de 2021 e abril de 2022, com cargas que variam entre 40 e 160 horas/aula. O momento acontece em parceria com o Instituto Maria Da Hora (IMH), que executa os cursos nas unidades.

Ação integrada

Ainda na terça-feira, o Complexo João XXIII recebe o projeto Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania, com ações socioassistenciais, de saúde, nutrição, lazer, cidadania e recreação artística e cultural. O evento acontece das 8h30 às 16h, de forma totalmente gratuita.
Estarão disponíveis os serviços oferecidos pelo Caminhão do Cidadão, como emissão da documentação básica (RG e CPF) e pela Célula de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); palestras, orientação para inscrições em cursos de capacitação e estágios pelo projeto Primeiro Passo, atividades esportivas, apresentações artísticas, pinturas de rosto e em gesso, e confecção de pipas.

Sobre os Complexos

Destinado ao cuidado integral e integrado das crianças e suas famílias, os Complexos Sociais Mais Infância são espaços de transformação social para pessoas de todas as idades. Além dos cursos de qualificação profissional, as unidades oferecem atividades educacionais, esportivas, culturais e geração de renda. Atualmente o Estado dispõe de três equipamentos, dois na Capital e um no município de Barbalha, região do Cariri.

Serviço

SPS certifica novas turmas dos Complexos Sociais Mais Infância

Complexo Social Mais Infância João XXIII
Onde: Araguaiana, 77 – bairro João XXIII
Quando: 9h

Complexo Social Mais Infância Cristo Redentor
Onde: Rua Camélia, 450 – bairro Cristo Redentor
Quando: 15h