quarta-feira, 18 de maio de 2022

PT apoia Izolda e o PDT Roberto Cláudio: alguém está mentindo em uma eleição que será resolvida no 1º turno


O deputado federal José Guimarães, um parlamentar eleito pela máquina da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, a SDA, que se tornou um braço eleitoral do PT, sustentando todas as políticas públicas ligadas à agricultura familiar e mais  de 439 mil produtores no território cearense, está pregando, nas suas reuniões com a Fetraece, que o partido apoia só um nome para o governo, dentro do PDT: o da governadora Izolda Cela. Até aí, tudo bem, sem problema. Mas, a declaração de que conversou com Lula e o ex-presidente apoiou sua tese não é totalmente verdade. Lula elegeu Camilo Santana seu porta-voz no Ceará e o ex-governador tem clara simpatia por Izolda, mas não fala em rompimento com o PDT, caso o PT não tenha êxito com a governadora, conforme afirmou o deputado. A própria Izolda tem tido o cuidado de preservar a aliança e não esconde seu plano de querer a reeleição. No cargo de governadora, possui pleno direito de lutar para seguir no cargo, apostando na reeleição. Ela sabe e já disse que “as alianças são importantes para o projeto em andamento no Ceará”. 

Os principais atores da cena política estão vibrando com o debate e a disputa dentro do PDT. As investidas de Izolda, Evandro Leitão, Mauro Filho e Roberto Cláudio estão dentro das quatro linhas. O jogo está sendo jogado. Todo jogo tem emoção, quando tem bons jogadores. O PDT está ficando mais maduro e aprendendo, ouvindo lideranças de trabalhadores, dos empresários, dos movimentos sociais e, principalmente, os líderes pedetistas e de partidos aliados nos 184 municípios.    

O PDT é um só. O candidato que irá para a disputa terá o apoio do partido. Seja um dos quatro, todos atuarão para manter o controle do governo. Izolda tem vantagens, é governadora, com boa imagem, segue um projeto exitoso. Roberto Cláudio tem uma história política de sucesso. O mesmo se pode falar de Mauro Filho, um parlamentar atuante e executivo excepcional, com grande experiência. Evandro Leitão um homem público com carreira invejável e sem desgastes. Acompanhei encontros de todos os candidatos e dos partidos. A eleição no Ceará será o candidato do PDT aliado com 14 partidos, contra o  Capitão Wagner, o candidato  do União Brasil e mais sete agremiações. A eleição acontecerá em um turno só.