sexta-feira, 6 de maio de 2022

Prefeitura e Sebrae Ceará realizam certificação do Programa Fortaleza Capacita


A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (05/05), no Hotel Praia Centro, a cerimônia de entrega de 200 certificados aos concludentes de diversos cursos gerenciais gratuitos ofertados através do Programa Fortaleza Capacita. A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae).

Os concludentes participaram de capacitações gratuitas em áreas como marketing, finanças, planejamento, vendas e elaboração de plano de negócios, com carga horária de entre 8 e 12h/a.

"O resultado dessa capacitação é a retomada do crescimento econômico. Já conseguimos capacitar em torno de 11 mil pessoas, e o nosso objetivo é 30 mil até o fim do ano. Juntando com os outros programas, um universo de até 80 mil pessoas serão beneficiadas pela gestão. Não é à toa que Fortaleza lidera o ranking de maior PIB entre as capitais do Nordeste, além de ser a que mais investe recursos públicos em qualificação", afirmou o prefeito José Sarto, que marcou presença na ocasião e discursou para os presentes.

Nos 12 meses de convênio de cooperação técnica entre o Programa Fortaleza Capacita e o Sebrae Ceará, serão realizadas ações conjuntas para qualificar mais de 30 mil empreendedores de Fortaleza, sendo 25 mil por meio de capacitações gerenciais e outros 5.640 através de consultorias.

"Hoje, capacitamos em uma semana mais que outras capitais do Nordeste capacitam em um ano. Estamos desenvolvendo o mercado de trabalho, dando qualificação e oportunidades para todos, não somente por meio do Fortaleza Capacita, mas também com os programas de microcrédito como o Meu Bairro Empreendedor e o Mulheres Guerreiras. Além disso, fortalecemos as parcerias com as instituições para a realização dos cursos e de consultorias desse pessoal para que o negócio dê certo", disse o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.

Para Alcir Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará, a iniciativa estimula o empreendedorismo e as oportunidades de negócio, mostrando que principalmente as mulheres e os jovens podem aproveitar e transformar ideias em negócios. "A Prefeitura abraçou a ideia e com o SEBRAE leva essas oportunidades, que nem sempre é só um emprego, mas é a capacidade de empreender, que é fundamental. Nesse meio se destacam as mulheres, cuja cultura já é de empreender e transformar o ambiente de negócio dos bairros e agora com esse projeto, ela agrega capacitação e mercado de trabalho, o que é um diferencial que se traduz em sucesso, principalmente nos pequenos negócios", ressaltou.

A comerciante Lílian Lopes, uma das mulheres empreendedoras que recebeu certificação, destacou a importância do aprendizado sobre plano de negócio e uso do crédito. "É uma oportunidade maravilhosa que a gente tá tendo de poder investir e saber como trabalhar com o nosso negócio. Eu trabalho com produtos eletrônicos, tenho uma lojinha de celular e e tô aprendendo bastante. Já exercia algumas coisas, já colocava em prática, mas o curso veio como a cereja do bolo", declarou.

Saiba mais

Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439-4982 (não recebe ligações), pelo e-mail: fortalezacapacita@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo site Fortaleza Capacita.