sexta-feira, 6 de maio de 2022

Entidades do Cariri e famílias em situação de vulnerabilidade são beneficiadas com sete toneladas de alimentos do Mais Nutrição

“Nós atendemos  famílias que vivem e convivem com o HIV, são pessoas que ainda sofrem muito  preconceito por parte da sociedade, o que acaba dificultando a entrada no mercado de trabalho e em diversas outras atividades. Levar estes alimentos para a mesa destas famílias é garantir qualidade de vida para elas, é garantir que poderão seguir com o tratamento tranquilamente,  porque não vai faltar uma boa alimentação em suas mesas”, contou Daniela Goulart, tesoureira da Associação Caririense de Luta Contra a AIDS, enquanto recebia as doações das cestas de alimentos do Mais Nutrição. A Associação é uma das 35 entidades credenciadas ao programa no Cariri. Todas elas foram beneficiadas com a doação de parte das sete toneladas de alimentos arrecadados no jogo de inauguração da Arena Romeirão. 

Desse total, parte foi doada diretamente às famílias afetadas com as enchentes de Barbalha e parte foi entregue na manhã desta quinta-feira às 35 entidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte credenciadas ao Mais Nutrição.
A secretária  da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Onélia Santana, destaca que o trabalho das associações tem uma extrema importância para que os alimentos  doados cheguem às famílias com mais necessidades. “As associações trabalham em diversas causas e chegam aos lugares onde ainda não alcançamos e isto nos mostra o quanto é importante nos darmos as mãos e trabalharmos juntos para atender estas famílias”, frisou Onelia Santana, agradecendo aos times do Icasa, Barbalha,  Ceará e Fortaleza pelo engajamento na ação.  
Os alimentos foram arrecadados durante partida festiva de inauguração do estádio entre um combinado de atletas de clubes do Cariri, como Icasa, Guarani de Juazeiro, Crato e Barbalha, contra um combinado de atletas dos clubes Ceará e Fortaleza. O acesso ao jogo foi realizado mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. 

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, destacou a parceria do Estado no apoio às famílias atingidas pelas enchentes no município. “Recebemos  esta doação do Mais Nutrição com muita alegria e gratidão por poder levar comida para o prato das famílias mais necessitadas da nossa região”, agradeceu o prefeito. 
Francisco Antônio Bernardo é presidente da Associação de Moradores do Sítio Coité e Monte Castelo,  em Barbalha. Na associação ele atende principalmente famílias com crianças e idosos. “O Mais Nutrição vem dando um retorno muito positivo para nossos associados, no sentido de trazer a possibilidade  de uma alimentação mais completa e saudável”, complementa seu Francisco. 

Através do Programa Mais Nutrição já foram doadas mais de 2,3 mil toneladas de alimentos para entidades que atendem milhares de famílias cearenses, dentre crianças, adolescentes, idosos e adultos em situação de vulnerabilidade. A ideia é expandir cada vez mais essas ações para levar segurança alimentar e nutricional para este público, além de combater o desperdício de alimentos.
O Mais Nutrição já contemplou mais de 405 mil cearenses com doações de frutas, legumes, verduras, polpas e mix de alimentos. 

O Mais Nutrição tem a parceria permanente da Associação dos Permissionários da Ceasa e do Grupo M. Dias Branco, além dos parceiros espontâneos da iniciativa privada, e é executado pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Desenvolvimento Agrário (SDA) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e Instituto Agropólos do Ceará.